A psicanalista Andréa Ladislau dá dicas de como diferenciar essas duas condições. Foto: Getty Images

Em momentos de tristeza, é comum que algumas pessoas se questionem se estão com depressão. De acordo com a psicanalista Andréa Ladislau, os dois estados são bem diferentes. Enquanto a tristeza costuma ser causada por algum acontecimento específico e durar horas ou dias, a depressão ocorre quando o sentimento dura mais do que duas semanas e nem sempre possui uma causa. Além disso, a tristeza não afeta o dia a dia, enquanto a depressão pode alterar vários aspectos da vida cotidiana, como a relação com familiares e amigos.

Por isso é necessário procurar a ajuda de um adulto ao perceber sensações diferentes. “Falta de ânimo para realizar atividades de que gostava até então, ausência ou excesso de apetite, dificuldade para dormir, irritabilidade, choro constante sem motivo” são algumas delas, de acordo com Andréa. Ela também indica que quem tem depressão (ou suspeita que tenha) fale sobre seus sentimentos “mesmo que não consiga explicar muito o que sente, o que é perfeitamente normal”.

A jovem Fernanda L., de 14 anos, do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), concorda que é necessário compartilhar os sentimentos com alguém, principalmente com um psicólogo ou familiares. “Isso é importante, porque os outros podem auxiliar de algum jeito. Para quem está passando por momentos de depressão ou tristeza, meu conselho é: você não está sozinho, conversar é a melhor opção”, afirma.

Para os estudantes Franciny R., Ana Beatriz B., Alexandre E., Ana Luiza S. e Laura F., de 12 anos, da Emef Vinicius de Moraes, em São Paulo (SP), é importante entender a diferença entre depressão e tristeza para saber superá-las. “Tem pessoas que acham que depressão é frescura de adolescente, mas não é”, diz Ana Luiza. Alexandre concorda: “As pessoas que pensam assim nunca passaram pela depressão. Elas só entendem quando alguém próximo vive isso, porque a depressão não afeta só a pessoa, e sim todos ao redor”.

O que fazer quando um colega pode estar com depressão?

De acordo com a psicóloga, se você acha que alguém que você conhece pode estar com depressão, é importante que essa pessoa se sinta acolhida: “Estando mais próximo, puxando conversa e tentando não deixar o colega sozinho ou isolado”. Atitudes como essas são fundamentais para que o conhecido tenha uma rede de apoio, o que pode provocar uma melhora no quadro de depressão. 

As estudantes Franciny e Laura, que já tiveram colegas que passaram por isso, dão dicas de como atuar como rede de apoio: “A gente tem que ficar do lado da pessoa, consolá-la e acalmá-la. Também é importante distraí-la para que ela não se sinta mais assim, levando a pessoa para sair e conversando com ela. Em momentos de tristeza, vale a pena falar para o amigo sair, respirar um pouco, beber uma água e contar até dez”, indica Franciny. 

Laura acrescenta que é importante atuar com a família do colega que passa por isso. “A pessoa pode ter esses sentimentos em casa e na escola, por exemplo, então não é só a família que tem que ajudar, a gente também precisa. É importante apoiar os amigos”, diz. E Ana Beatriz complementa: “A gente tem que colaborar o máximo que der, porque todos podemos passar por isso. É importante ajudar o próximo e ter alguém para nos apoiar quando a gente precisar”. 

Poder compartilhar os sentimentos com alguém, mesmo sem saber explicar exatamente quais são eles, é uma prática muito importante, segundo a psicanalista. “Isso ajudará a ‘objetificar’ esse sentimento”, explica. 

Outra dica é estimular o colega a descobrir atividades de que goste: “Pode ser ir à praia, praticar algum esporte, jogar jogos que promovam a memória e o estímulo cerebral… Enfim, fazer coisas que alimentem o senso de pertencimento e o desejo de viver”, aponta a especialista.

*Versão estendida da reportagem publicada na edição 183 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • aluno.somar5

    1 ano atrás

    acho bem interessante por que vc consegui diferenciar entre depressao e tristeza

  • aluno.somar10

    1 ano atrás

    achei muito interesante pois tenho uma amiga que foi diagnosticada com depressao

  • Laura Boggian Ueoka Cintra laura.cintra@alunoviva.com.br

    2 anos atrás

    Não entendi.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido