Funcionários limparam sujeira sem danificar a obra (Foto: Twitter/reprodução)

No dia 29 de maio, um ativista ambiental de 36 anos arremessou uma torta na direção de Mona Lisa, uma das obras de artes plásticas mais conhecidas do mundo. O homem estava disfarçado de idosa (com peruca e cadeira de rodas) e se levantou, deu alguns golpes no quadro e jogou a torta.

A pintura saiu ilesa do ataque por ter uma película protetora de vidro na superfície. Minutos depois do ocorrido, funcionários do museu higienizaram o quadro e a exposição, lotada de visitantes, continuou normalmente.

Segundo presentes que gravaram o ocorrido, o ativista ainda espalhou rosas pelo local. Em um dos vídeos publicados, o homem protestava, enquanto era retirado pelos seguranças: “Tem gente que está destruindo a Terra. Todos os artistas, pensem na Terra. Por isso, agi assim. Pensem no planeta”.

Segundo o Ministério Público de Paris, o ativista foi encaminhado pela polícia para um centro psiquiátrico e está sendo investigado por danos a artefatos culturais.

Outros ataques sofridos por Mona Lisa

Esta não foi a primeira vez que o quadro da Mona Lisa sofreu tentativas de vandalismo. Em 2009, uma mulher russa arremessou uma caneca de cerâmica em direção à obra depois de ter seu pedido de nacionalidade francesa negado. A pintura, no entanto, não foi prejudicada.

Antes disso, em 1974, uma visitante tentou espirrar spray de tinta vermelha na obra, porém sem sucesso. Já em 1956, quando o quadro ainda não dispunha de uma proteção de vidro, aconteceram dois ataques que danificaram partes da pintura: um com ácido e outro com uma pedra.

Uma das histórias mais conhecidas, no entanto, é de 1911, quando a Mona Lisa chegou a ser roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia e ficou desaparecida por dois anos.

Glossário

Mona Lisa: também chamada de La Gioconda (nome da obra em italiano), foi produzida entre os anos 1503 e 1506, por Leonardo da Vinci (1452-1519). Atualmente, está exposta no Museu do Louvre, na França.

Fontes: G1, O Globo, BBC, G1, Exame, Casa Vogue e Toda Matéria.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (13)

  • ensinamais

    1 ano atrás

    intacta

  • Maria Victoria, Nicolly, André e Nicholas

    1 ano atrás

    Caro jornal Joca, lemos sobre a matéria “Quadro da Mona lisa é atacado dentro do museu”, um homem jogou uma torta na obra de arte, ficamos chocados ao descobrir que uma pessoa é capaz de fazer uma imbecilidade igual a essa. Não sabemos o que se passa na cabeça dessa pessoa. Ainda bem que, segundo a matéria, ele foi levado ao um centro psiquiátrico e possuía uma película de vidro que estava protegendo a obra.

  • GABIGROSSI

    1 ano atrás

    Meu deus!!! Ainda bem que existe essa camada protetora, senão não sei o que seria da Mona Lisa!! Gabriela Grossi Silva, 14/06/2022

  • Daniela Possari

    1 ano atrás

    Caramba, a Mona Lisa já foi atacada tantas vezes e ainda está intacta! deviam chamar de Mona Dura e não Mona Lisa! Rafael Possari Miotto,12/6/2022

  • Mateus Garcia Silva

    1 ano atrás

    Não sabia que a Monalisa foi atacada tantas vezes

  • Alícia Lessa

    1 ano atrás

    Querido Jornal Joca, Eu não gostei que tacaram torta em uma obra prima tão linda. A Mona Lisa é uma obra de arte muito rara para tacarem torta. Esse ativista ambiental não podia fazer isso. Vocês poderiam colocar duas películas na obra de arte da Mona Lisa. Um abraço, Alícia Lessa 3° ano - turma 311 Elite Rede de Ensino 04/06/2022

  • ERICK ALLODI VIEIRA DA SILVA

    1 ano atrás

    Não 👎 foi legal o que fizeram com a Mona Lisa

  • André

    1 ano atrás

    Por que ele fez isso?

  • pagi

    1 ano atrás

    Legal mas tadinha da Monalisa né Jesus

  • paulo

    1 ano atrás

    gostei interesante

  • GABIGROSSI

    1 ano atrás

    Nossa...

  • Samuel Medeiros de Azevedo aluno.samuelazevedo@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    que loucura!!!!!A Monalisa foi atacada mais de 5 vezes!Adorei essa notícia,mas eu queria ter colocado no jornal da minha escola (colégio Magister)antes de vocês. Samuel 4º B.

  • Andre Guedes Correa aluno.andrecorrea@colegiomagister.com.br

    1 ano atrás

    Caramba!! A Mona Liza já levou muitos ataques marcantes! André, Magister

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido