A Coreia do Norte aceitou a proposta da vizinha do sul, e representantes dos dois países irão de reunir na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, em Panmunjom, lugarejo localizado na fronteira entre os países.

Kim Jong-un

O encontro será o primeiro desde dezembro de 2015 e tem o objetivo de melhorar a relação entre os países e debater a participação dos norte-coreanos nos Jogos de Inverno, que serão realizados em Pyeongchang, na Coreia do Sul, entre 9 e 25 de fevereiro.

O convite foi aceito um dia após Seul e Washington concordarem em adiar o início das manobras militares para não coincidirem com os Jogos de Inverno.

A Coreia do Sul pediu que os Estados Unidos considerassem o adiamento para que os norte-coreanos não se sentissem ameaçados e realizassem um novo teste de armamentos.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in

Donald Trump, presidente norte-americano, apoiou a decisão sul-coreana e concordou com o pedido.

Além disso, o líder dos EUA mandou um recado a Kim Jong-un, afirmando que não haverá “guerra” durante as competições esportivas.

O encontro entre as Coreias começou a ser desenhado após o discurso de Kim no Ano Novo, quando o norte-coreano afirmou que estava considerando a ideia de enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para a competição.

Leia mais:
Kim Jong-un acena aproximação com Coreia do Sul
Coreia do Norte lança míssil capaz de atingir os EUA
Trump ameaça destruir a Coreia do Norte

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido