A Liga de Futebol da França (LFP, na sigla em francês) consagrou o time Paris Saint-Germain (PSG) como campeão da temporada 2019-2020 do país. A decisão de terminar o torneio antes do previsto, tomada em 30 de abril, foi motivada por uma declaração do primeiro-ministro, Édouard Philippe, que afirmou não ser possível realizar eventos esportivos até setembro — quando deve começar a temporada seguinte — por causa da pandemia do novo coronavírus.

O critério usado para a escolha do campeão foi o índice de desempenho, que leva em conta a pontuação obtida pelos times até os jogos serem suspensos, em 13 de março. Assim, o PSG foi o campeão por ter finalizado o torneio com 68 pontos, seguido na classificação pelos times Olympique de Marselha (56 pontos) e Rennes (50 pontos). Os três ficaram com as vagas do país para a Champions League (Liga dos Campeões).

A LFP também decidiu que os times rebaixados para a Liga 2 (campeonato disputado pelas equipes de menor esempenho) seriam Toulouse e Amiens, últimos colocados do torneio do país. Já as equipes da Liga 2 que subiram para a liga principal foram Lorient Bretagne Sud e Racing Club de Lens.

#pracegover: torcedores seguram a bandeira do PSG. Na imagem, aparecem todos os anos em que o time foi campeão. Imagem: reprodução

Fontes: Globo Esporte, LFP e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 149 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • sandra m. Stroparo

    3 anos atrás

    vamo psg

  • Maria tereza

    3 anos atrás

    otima a rerpotagem

  • Maria tereza

    3 anos atrás

    otima a rerpotagem

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido