O Exercise Book Archive (arquivo de livros de exercícios, em tradução livre) compartilha em seu site, desde 2004, cópias de cadernos de crianças e jovens
Para mostrar a rotina dos estudantes e a evolução da educação ao longo da história, o projeto Exercise Book Archive (arquivo de livros de exercícios, em tradução livre) compartilha em seu site, desde 2004, cópias de cadernos de crianças e jovens escritos a partir de 1773. O acervo tem mais de 30 mil páginas escaneadas.
A organização Quaderni Aperti (cadernos abertos, em italiano), que coleta o material, acredita que as páginas são uma fonte para conhecer a história pelo ponto de vista de jovens que viveram no passado, além de ser uma ferramenta para entender o funcionamento da rotina e da educação ao redor do mundo. Por isso, o acervo possui material de mais de 30 países, como Itália, Austrália, Gana e Japão. Para que mais pessoas consigam entender o que está escrito, todo o conteúdo é traduzido para o inglês. Há três cadernos brasileiros: um de 1932, do Mato Grosso do Sul; outro que foi usado entre 1919 e 1920 por uma criança mineira; e um de 1919, do Rio de Janeiro.
De quem eram os cadernos?
O projeto não traz o nome do dono dos cadernos, mas fornece algumas informações a respeito, como se era menino ou menina, o ano e a cidade em que o material foi escrito. Assim, é possível conhecer um pouco mais da realidade de cada região em determinada época.
Os materiais são enviados por pessoas que querem emprestar ou doar seus cadernos para o projeto. No caso das doações, os objetos ficam armazenados na sede da Quaderni Aperti, em Milão, na Itália.
Para saber mais sobre como seu caderno pode fazer parte do projeto, acesse a seção “Contribute” (contribuir, em inglês) do site do Exercise Book Archive: bit.ly/joca-cadernos-antigos
Fontes: Exercise Book Archive, Nexo e Quaderni Aperti.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
legAL
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.