Para mostrar a rotina dos estudantes e a evolução da educação ao longo da história, o projeto Exercise Book Archive (arquivo de livros de exercícios, em tradução livre) compartilha em seu site, desde 2004, cópias de cadernos de crianças e jovens escritos a partir de 1773. O acervo tem mais de 30 mil páginas escaneadas.

A organização Quaderni Aperti (cadernos abertos, em italiano), que coleta o material, acredita que as páginas são uma fonte para conhecer a história pelo ponto de vista de jovens que viveram no passado, além de ser uma ferramenta para entender o funcionamento da rotina e da educação ao redor do mundo. Por isso, o acervo possui material de mais de 30 países, como Itália, Austrália, Gana e Japão. Para que mais pessoas consigam entender o que está escrito, todo o conteúdo é traduzido para o inglês. Há três cadernos brasileiros: um de 1932, do Mato Grosso do Sul; outro que foi usado entre 1919 e 1920 por uma criança mineira; e um de 1919, do Rio de Janeiro.

Cadernos-Jovens-Joca-143
#pracegover: a composição de imagens mostra uma série de cadernos do projeto, em diversos tons de cores e de diversos locais e anos. Há cadernos da Itália, Austrália, Eslovênia e Brasil, por exemplo. Foto: reprodução.

De quem eram os cadernos?
O projeto não traz o nome do dono dos cadernos, mas fornece algumas informações a respeito, como se era menino ou menina, o ano e a cidade em que o material foi escrito. Assim, é possível conhecer um pouco mais da realidade de cada região em determinada época.

Os materiais são enviados por pessoas que querem emprestar ou doar seus cadernos para o projeto. No caso das doações, os objetos ficam armazenados na sede da Quaderni Aperti, em Milão, na Itália.

Para saber mais sobre como seu caderno pode fazer parte do projeto, acesse a seção “Contribute” (contribuir, em inglês) do site do Exercise Book Archive: bit.ly/joca-cadernos-antigos

Fontes: Exercise Book Archive, Nexo e Quaderni Aperti.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • daniela000262@aluno.colegiomotiva.com.br

    3 anos atrás

    legAL

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido