O Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização das Nações Unidas (ONU), venceu o prêmio Nobel da Paz 2020, anunciado em 9 de outubro, em Oslo, Noruega. A equipe organizadora do Nobel afirmou que o reconhecimento foi dado pelo esforço da instituição em combater a fome em áreas em que ocorrem ou podem ocorrer conflitos armados.

Para o Nobel, existe uma relação entre não ter o que comer e conflitos armados: “(…) Guerras e conflitos armados podem causar fome, da mesma forma que a fome pode levar a conflitos armados. (…) O comitê do Nobel deseja ressaltar que ajudar a diminuir a falta de acesso a alimentos não apenas evita a fome, como ajuda a manter a estabilidade e a paz”.

Fundado em 1961, o PMA leva alimentos e assistência a pessoas em situação de necessidade. A cada ano, o programa distribui mais de 15 bilhões de refeições no mundo todo. Em 2019, atuou em 88 países e ajudou 97 milhões de indivíduos (mais do que a população da França), entre eles, 17,3 milhões de crianças.

Fome no mundo
Em 2019, o número de pessoas que passam fome extrema no planeta chegou a 135 milhões, quase 10 milhões a mais do que em 2018. Segundo o Nobel, guerras e conflitos armados são os principais fatores por esse aumento.

Com a pandemia de covid-19, ao fim de 2020, o número de pessoas com fome extrema pode ser ainda maior, segundo o Nobel. “Em países como Iêmen, Congo, Nigéria, Sudão do Sul e Burkina Faso, a soma de conflitos violentos com pandemia fez com que houvesse um aumento grande no número de pessoas vivendo com fome. Diante da pandemia, o Programa Mundial de Alimentos demonstrou uma capacidade impressionante de intensificar ações. Como a própria organização disse: ‘Até que exista uma vacina contra o vírus, comida é a melhor vacina contra o caos’.

#pracegover: criança se alimenta de comida com as mãos, a partir de um prato. Foto: Albert Gonzalez Farran, UNAMID

Saiba mais sobre o Programa Mundial de Alimentos
Para levar alimentos e assistência a quem necessita, os veículos do PMA circulam pelo mundo todos os dias. Ao todo, o programa dispõe de:
– 5.600 caminhões
– 30 navios
– Quase 100 aviões

O que é o Prêmio Nobel da Paz?
Premiação para pessoas ou organizações que trabalham para levar paz ao planeta. Já foram reconhecidas pessoas como:

Malala Yousafzai: ativista que defende o direito de meninas terem acesso à educação. Recebeu o prêmio em 2014, aos 17 anos.

Malala
#pracegover: Malala Yousafzai usa lenço cobrindo a cabeça nas cores rosa, azul e laranja. Ela sorri levemente. Foto: James D. Morgan/Getty Images for The Growth Faculty

Nelson Mandela: lutou pelo fim do apartheid, sistema que existiu na África do Sul até 1991 e que impedia os negros de ter os mesmos direitos que os brancos. Recebeu o Nobel em 1993.

Nelson-Mandela
#pracegover: Nelson Mandela está de terno cinza, camisa branca e gravata azul. Ele olha para a foto. Ao fundo, árvores. Foto: Gideon Mendel/Corbis via Getty Images

Fontes: Folha de S.Paulo, Nobel e ONU.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido