Em meio a pandemia do novo coronavírus, professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criaram um livro digital e gratuito de passatempos e curiosidades chamado Mulheres Cientistas: Coronavírus. A publicação combina aprendizagem e informação, com desafios, desenhos para colorir e diversos fatos. Tudo em linguagem direta para os jovens.

Além de falar sobre a covid-19, o material de 72 páginas trata do pioneirismo das mulheres na ciência. “Destacamos o trabalho de cientistas de diferentes áreas que têm atuado hoje e também lembramos alguns nomes muito importantes que não podem ser esquecidos”, diz Alessandra Barbosa, uma das idealizadoras do projeto e professora do Departamento de Física da UFPR. Um exemplo é a história de Rosalind Franklin (1920-1958), a primeira pessoa a reproduzir uma imagem da molécula de DNA (presente em todos os seres vivos, carrega informações genéticas) e que teve seu trabalho roubado por outros cientistas, que até ganharam o prêmio Nobel no lugar dela.

Com Alessandra, o desenvolvimento de Mulheres Cientistas: Coronavírus teve a participação de Camilla Oliveira, também do Departamento de Física, Camila Silveira, Clarice D. B. Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana R. G. Simões, do Departamento de Química. Até as ilustrações foram feitas por um estudante de física, Marcelo Jean Machado.

#pracegover: ilustração de várias mulheres cientistas. Foto: divulgação

O livro está disponível para download no blog do projeto: bit.ly/mulheres-cientistas-coronavirus. Atualmente, as idealizadoras buscam formas para financiar a impressão e distribuir o material entre crianças sem acesso à internet. E estão motivadas pela versão digital. “Sempre vemos as crianças fazendo as atividades [nas redes sociais]. Também já recebemos relatos de professoras e professores que usam o livreto como atividade didática. Isso é muito recompensador”, explica Alessandra.

Fontes: Meninas e Mulheres nas Ciências, Nexo, UFPR e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Jorge

    2 anos atrás

    Eu sou uma foca

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Professoras criam livro de passatempos sobre o novo coronavírus e mulheres na ciência […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido