Em Araçatuba, no interior paulista, a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Altina Moraes Sampaio, Ana Lúcia Lopes Viana, inovou e usou a criatividade para estimular e desenvolver o hábito da leitura em seus alunos.

Alunos da Escola Estadual Altina Moraes Sampaio participando do jogo

A professora, que trabalha na sala de leitura da escola, se incomodava com a falta de interesse de seus alunos e a baixa presença na sala, além disso, os que iam, raramente apareciam para ler, mas compareciam assiduamente para jogar jogos de tabuleiro. Assim, ela teve a ideia de juntar a literatura com o xadrez.

Resultado de imagem para xadrez Ana Lúcia Lopes Viana

A ideia foi criar um jogo que funcionasse como uma gincana, com pistas que levam os alunos a procurar nos capítulos de livros para descobrir o enigma final e vencer a partida. Cada pista que o aluno encontra indica a classe de um jogador, ligado ao xadrez, podendo ser o peão, o cavalo, bispo ou rainha/rei. Assim que os alunos descobrem suas classes, eles jogam.

Resultado de imagem para Escola Estadual Altina Moraes Sampaio, Ana Lúcia Lopes Viana

As pistas são espalhadas pela escola usando códigos de barras e roteadores de internet instalados na sala de leitura e pátio. Os alunos, usando as câmeras de seus celulares conseguem decifrar esse códigos, e assim, ir avançando na partida.

O projeto começou em 2015 e Ana demorou seis meses para montar o jogo, contando com o apoio de funcionários, e ex-alunos que são campeões de xadrez. De acordo com a professora, o resultado foi muito positivo, e o interesse pelos livros, assim como o público na sala de leitura, aumentaram na escola.

Resultado de imagem para xadrez Ana Lúcia Lopes Viana

Além disso, os alunos que antes apareciam para ler livros já de sucesso mundial, como “Harry Potter” e “Game of Thrones”, agora, dão mais atenção também para as obras literárias importantes para a educação. “Acho que assim o ensino não fica tão pesado e isso ajuda nessa descoberta da literatura”, disse Ana.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Leonardo

    2 anos atrás

    Amo Xadrez ajuda no pensamento e a desenvolver a mente.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido