Resultado de imagem para menina afega

A famosa fotografia da menina afegã Sharbat Gula será exposta, junto com outras imagens da National Geographic, no primeiro museu de fotografia do Brasil, em Fortaleza (CE).

O Museu da Fotografia será inaugurado no sábado (11) com essa e outras 440 das mais de 2 mil imagens colecionadas pelo empresário cearense Sílvio Frota.

A imagem pode conter: texto

São imagens produzidas por alguns dos maiores fotógrafos da arte no Brasil e no mundo como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Cindy Sherman. As fotos narram histórias das guerras mundiais, da ditadura brasileira, dos conflitos na Síria, entre outras.

Haruo Ohara

A foto da “Menina afegã” tem 25 originais espalhadas pelo mundo e uma delas foi o primeiro item comprado por Frota para começar a coleção.

A história de Sharbat, que ficou conhecida como a “Mona Lisa da fotografia” foi tirada por Steve McCurry e reproduzida na capa e no miolo da revista National Geographic de 1985, depois que ela perdeu os pais quando ocorreu a invasão soviética no Afeganistão.

Resultado de imagem para a menina afega

Entre as centenas de fotos mundialmente famosas, o visitante poderá ver Carmen Miranda, , uma das imagens mais conhecidas de Manzon.


Foto: Jean Manzon

Frota diz que deu essa exposição para a cidade para homenagear os profissionais da fotografia. “Eles são injustiçados, as fotos são consideradas os primos pobres da pintura,” diz o colecionador, que começou a colecionar fotos no começo da era da fotografia digital.

 

“Hoje todos somos fotógrafos mas existe uma diferença entre nós fotografarmos com nossos celulares e as imagens feitas com o olhar e um equipamento de um fotógrafo profissional.” explica.

Serviço:
Museu da Fotografia de Fortaleza
Rua Frederico Borges, 545, Bairro Varjota
Inauguração em 11 de março, com exposição de 440 obras de 66 fotógrafos brasileiros e 46 estrangeiros
Telefone: (85) 3017-3661.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido