Primeiro-ministro do Canadá durante encontro do G20 no Rio de Janeiro, em 2024. Crédito de imagem: Buda Mendes/Getty Images

No dia 6 de janeiro, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do Partido Liberal após pronunciamento oficial. Agora, Justin permanecerá no posto até que um novo líder do partido seja escolhido. Além da decisão, o parlamento canadense foi dissolvido; isso significa que o Partido Liberal poderá convocar novas eleições parlamentares. Enquanto isso, até o dia 24 de março, o parlamento canadense segue “congelado”. 

A decisão de Justin surge em um momento de crise política no Canadá. No poder desde 2015, Trudeau venceu o Partido Conservador e inicialmente recebeu forte apoio da população. No entanto, em 2021, o Partido Liberal não obteve maioria nas eleições e acabou perdendo poder no parlamento, o que fez com que a oposição contra Trudeau se fortalecesse. 

Em dezembro de 2024, a vice-primeira-ministra Chrystia Freeland renunciou ao cargo, o que aumentou ainda mais a pressão política e popular para que Justin renunciasse.

De acordo com pesquisas realizadas no país, o Partido Conservador deve vencer as próximas eleições legislativas do Canadá, previstas para 20 de outubro. Outros fatores, como aumento dos valores de alimentação e moradia no país, fizeram com que a rejeição ao governo de Trudeau fosse ainda maior. Diante desse contexto, a renúncia do primeiro-ministro e a dissolução do parlamento surgem como tentativas de atrasar e impedir a volta do Partido Conservador ao poder majoritário no parlamento canadense. 

“Os canadenses merecem um candidato ‘real’ nas próximas eleições. Ficou óbvio para mim que, pelas batalhas internas no partido, eu não serei a melhor opção nesta eleição (…). Eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, declarou Justin durante o pronunciamento de renúncia. 

Como funcionam as eleições parlamentares? 

O parlamento canadense é composto pela Câmara dos Comuns e pelo Senado. Enquanto a Câmara dos Comuns reúne parlamentares de diferentes distritos, escolhidos por eleições gerais que acontecem a cada quatro anos, o Senado é constituído por líderes nomeados, que validam as propostas de leis feitas pela Câmara dos Comuns. Quando um partido (no caso, as disputas são travadas entre o Conservador e Liberal, únicos partidos que historicamente ocuparam cadeiras no parlamento do Canadá) consegue mais da maioria de parlamentares na Câmara dos Comuns, pode-se dizer que o governo será majoritário. 

Glossário: 

Primeiro-ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista, como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

Fontes: G1, CNN e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido