A imagem foi tirada a 25 mil quilômetros da superfície do planeta. Foto: reprodução/Twitter/HH Sheikh Mohammed

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos compartilharam as primeiras imagens produzida pela missão interplanetária Esperança, a primeira expedição de um país árabe a lançar uma sonda em Marte. As fotos foram publicadas no último domingo, dia 14, na conta do Twitter de Mohammed bin Rashid Al-Maktoum, governante de Dubai (uma das principais cidades dos Emirados Árabes Unidos), e Mohammed bin Zayed, príncipe de Abu Dhabi (capital da nação).

As imagens compartilhadas nas redes dos representantes dos Emirados Árabes foram tiradas a 25 mil quilômetros do solo do planeta.

A missão Esperança saiu da Terra no dia 20 de julho de 2020 e entrou na órbita de Marte em 9 de fevereiro de 2021, após sete meses de viagem. O principal objetivo da expedição é coletar informações sobre a atmosfera do planeta e, assim, descobrir mais dados sobre o vizinho da Terra. A atmosfera, segundo o dicionário Michaelis, é uma camada de gases que envolve qualquer planeta.

A sonda entrou na órbita do planeta vermelho em 9 de fevereiro
Os Emirados Árabes Unidos ficam no Oriente Médio. Foto: divulgação

Com a conquista, os Emirados Árabes Unidos entraram para o grupo de países e entidades que já lançaram sondas na órbita de Marte. Antes deles, Estados Unidos, Rússia, Índia, China e agências europeias já tinham enviado robôs para o planeta vermelho. Até hoje, nenhum país conseguiu mandar um humano para lá.

Agora, o plano das autoridades dos Emirados Árabes Unidos é continuar promovendo missões espaciais. O país quer criar uma colônia em Marte antes do ano 2117.

Outras sondas em fevereiro
Este mês de 2021 ainda é marcado por outras missões até Marte. Uma delas é a Tianwen-1, da China, que entrou na órbita do planeta no dia 10 de fevereiro. E, no próximo dia 18, será a vez da Perseverance, da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Essas três expedições chegam a Marte em datas tão próximas porque aproveitaram um tipo de “janela” que deixou o planeta vermelho e a Terra em uma distância menor. Isso acontece uma vez a cada 26 meses e ocorre porque a distância entre os dois planetas está sempre se alterando por causa da velocidade com que eles orbitam ao redor do Sol.

Fontes: BBC, G1, Nature, Twitter Sheikh Mohammed e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Cassia Loureiro

    2 anos atrás

    Adoro vc Joca as vezes tenho deveres para fazer aqui e eu entro aqui quase todo dia!Tchau

  • Helena $enpai

    3 anos atrás

    Sou do colégio balão vermelho. Nos usamos muito o joca nos deveres. É um dos meus deveres favoritos. Parabéns, Entro nesse site mesmo quando não estamos fazendo dever

  • marcela

    3 anos atrás

    legal

  • marcela

    3 anos atrás

    muito bom estou estutando isso e adorei

  • sakura

    3 anos atrás

    olá jornal joca ,adoro esse assunto e também adora teorias sobre esse planeta vermelho(marte), e se conseguirem por favor fazem uma matéria sobre buracos negros, obrigada

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Oi, tudo bom? Nós falamos sobre buracos negros lá no nosso canal do YouTube. Dá uma olhadinha https://www.youtube.com/watch?v=wRkjG2TUetQ

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido