Ao longo dos últimos anos, diversos cientistas e estudiosos tentaram descobrir como estaríamos vivendo em 2020. Mas algumas previsões não se realizaram. Veja algumas delas.

Robô

Previsão: em 2006, especialistas da Universidade Elon, nos Estados Unidos, disseram que, antes de 2020, robôs com inteligência artificial seriam comuns no nosso dia a dia, assumindo completamente atividades profissionais mais mecânicas ou que exigissem esforço físico.

Realidade: os robôs não evoluíram tanto. Alguns profissionais da área alegam que a crise econômica iniciada em 2008 atrasou os avanços.

Alimentação

Previsão: no livro A Medicina da Imortalidade, de 2004, o ex-diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil, apostou que seria possível injetar nanorrobôs (pequenos a ponto de circular pelos vasos sanguíneos) no corpo humano. Eles seriam capazes de fornecer os nutrientes de que precisamos, e de forma mais eficiente.

Realidade: os nanorrobôs são usados para muitas coisas, até para combater doenças, mas não substituíram a comida

Teletransporte

Previsão: o livro Shift 2020, de 2014, traz várias previsões para o ano. Uma delas aponta que o teletransporte seria normal e que 2020 seria o ano das tecnologias de mobilidade.

Realidade: está bem longe de acontecer. Até agora, os cientistas só conseguiram teletransportar uma única partícula chamada qutrit. Bem diferente de um ser humano.

Turismo na Lua

Previsão: diversas empresas privadas prometeram o turismo espacial para antes de 2020. O representante de uma delas, a Space Adventures, disse que, neste ano, estaríamos planejando passeios em Marte.

Realidade: as empresas seguem tentando e algumas pessoas já até compraram a passagem antecipadamente. A previsão é de que o primeiro turista espacial vá para a Lua em 2023.

 

Turismo-Lua-Joca-143
#pracegover: a imagem simula dois astronautas – usando roupas de astronautas – passando férias na Lua. Ao fundo, o céu é preto e existe um coqueiro. Foto: Getty Images.

O que eu penso sobre…
O turismo espacial está prestes a acontecer, e eu não vejo a hora de acompanhar, mas espero que os turistas não façam sujeira nem estraguem nada por onde passem. As pessoas precisam ter uma consciência melhor sobre o cuidado com o próximo e os planetas. Isabela J., 11 anos, de Brasília (DF)

Isabela-J-Ciencia-Joca-143
#pracegover: Isabela usa blusa azul com estampa de abacaxi e lenço igual à blusa nos cabelos. Ela está apoiada sobre uma bancada branca e sorri para a foto. Foto: arquivo pessoal.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 143 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido