Por Martina Medina

No dia 30 de setembro, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou o fechamento do Congresso (que, entre outras funções, cria, debate e aprova leis no país) e convocou eleições legislativas antecipadas para que os peruanos escolham novos parlamentares em janeiro de 2020. A decisão está prevista na Constituição (conjunto de leis de uma nação) peruana e foi tomada depois de um conflito entre a Presidência e os congressistas.

édito: Manuel Medir_Getty Images/Creative Coomons
#pracegover: a foto mostra policiais com uniforme preto, capacete e escudo com símbolo da polícia local. Foto: Manuel Medir/Getty Images.

Vizcarra tentou mudar as regras para a escolha de membros do Tribunal Constitucional (responsável por julgar leis e semelhante ao Supremo Tribunal Federal no Brasil), definidos pelo Congresso. Segundo o presidente, os nomes indicados estariam envolvidos em escândalos de corrupção. Os congressistas não aprovaram a mudança.

Esta foi a segunda vez que o Congresso do Peru, composto, na maioria, por opositores ao governo, deixou de aprovar uma decisão enviada pela Presidência, chamada “moção de confiança”. Isso dá ao presidente o direito de dissolver a instituição e convocar eleições legislativas — em tentativa de não sofrer novos impedimentos para governar.

Resposta do congresso

Martín Vizcarra, presidente do Peru. Crédito de imagem Manuel Medir_Getty ImagesCreative Coomons
#pracegover: a foto mostra Martín Vizcarra, presidente do Peru. Ele usa terno preto, camisa branca, gravata vermelha e, por cima da roupa, a faixa presidencial com as cores branca e vermelha. Foto: Manuel Medir_Getty Images_Creative Commons.

Mesmo fechado, o Congresso anunciou a suspensão de Vizcarra da Presidência e declarou a vice-presidente, Mercedes Aráoz, sua substituta temporária. Sem o reconhecimento da comunidade internacional e de instituições peruanas — como Exército e polícia, que apoiaram o atual presidente —, Mercedes renunciou em 1° de outubro. O posto continua ocupado por Vizcarra.

Reação popular

Em 30 de setembro, milhares de peruanos saíram às ruas para defender o presidente e pressionar os parlamentares. Segundo pesquisas, a maioria da população apoia a dissolução do Congresso, rejeitado por 90% dos habitantes, em virtude de denúncias de corrupção. O Peru sofre grave crise  política: três expresidentes, além de congressistas e ministros, são investigados pela Operação Lava Jato, do Brasil (saiba mais na edição 128 do Joca), acusados de receber dinheiro em troca de favores. Vizcarra se tornou popular com um discurso anticorrupção.

Correspondente internacional

“Já faz tempo que o Peru vive sob corrupção. A dissolução do Congresso foi adequada para o momento que o país está vivendo, já que se encontrava, de certo modo, ‘infestado’. Espera-se que, desta vez [com as novas eleições], os eleitores tomem consciência da importância de seu voto para que a corrupção possa ser erradicada”, Xianelix V. F. M., 17 anos, de Tacna, Peru

Confira mais depoimentos de correspondentes do Peru no site do Joca: jornaljoca.com.br.

Fontes: Estadão, La Republica, Folha, G1 e El País

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 139 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido