Presidente do México, Enrique Peña Nieto
Presidente do México, Enrique Peña Nieto

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que não pagará para construir um muro entre o seu país e os Estados Unidos.

A ideia, que foi sugerida pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, é fazer uma barreira para impedir que os mexicanos entrem no país vizinho sem permissão.

A ideia do governo americano é de fazer um muro de até 12 metros de altura. De acordo com os planos de Trump, a obra, que custará aproximadamente 31 bilhões de reais, deverá ser paga pelo governo do México.

Enrique, no entanto, disse que quer manter uma boa relação com os Estados Unidos, mas que “em nenhum momento aceitará nada contra a dignidade dos mexicanos”. “Temos diferenças com os Estados Unidos, como o muro que obviamente não vamos pagar, mas vamos ter uma boa relação” , disse Enrique.

Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump, por sua vez, já chegou a dizer que, se o México não pagar pela construção do muro, fará com que os mexicanos que moram nos Estados Unidos tenham dificuldade para enviar dinheiro para suas famílias no México.

Se isso acontecer, muitas pessoas que moram no México serão prejudicadas, pois esse dinheiro é fundamental para que consigam comprar comida, pagar as contas, entre outros.

Polêmica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes da eleição, os candidatos à presidência dizem o que pretendem fazer se forem eleitos. No caso de Trump,  uma de suas principais propostas era de obrigar o México a pagar pelo muro.

Nos discursos que fazia, o candidato muitas vezes perguntava para a plateia: “quem vai pagar pelo muro?” e todos que estavam assistindo respondiam: “o México”.

A proposta, no entanto, não foi bem aceita por muitas pessoas. O novo ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, disse que o que Trump quer fazer não é aceitável.

“Os Estados Unidos têm direito de proteger suas fronteiras”, disse Luis”, mas é “inadmissível que o México pague por uma construção dos Estados Unidos”.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Ana Clara Salomão Assunsão Mendonça.

    2 anos atrás

    Eu gosto de saber sobre essas coisas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido