Disputa eleitoral ocorrerá em julho de 2024
Em 22 de maio, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, dissolveu o Parlamento e convocou novas eleições gerais. As disputas para os cargos parlamentares, que deveriam ocorrer apenas em janeiro de 2025, vão acontecer no início de julho de 2024. O anúncio foi feito pelo premiê do Reino Unido em Londres, capital inglesa.
Rishi Sunak assumiu o posto de primeiro-ministro no final de 2022, após a renúncia de Boris Johnson, que deixou o cargo devido às polêmicas envolvendo a quebra de quarentena durante a pandemia de Covid-19. De acordo com a constituição britânica, quando um primeiro-ministro renuncia, o partido pode eleger um substituto internamente, sem a necessidade de uma nova votação geral. Após a renúncia de Boris, inicialmente Liz Truss assumiu o posto, ficando apenas 44 dias. Logo em seguida, Rishi foi o novo escolhido. Desde o início de seu mandato, surgiram discussões acerca do político antecipar as eleições parlamentares previstas para 2025.
Relembre: Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
De acordo com especulações do jornal britânico The Guardian, a decisão do premiê do Reino Unido surgiu após a divulgação recente de dados econômicos considerados positivos para o seu governo. Assim, com uma nova eleição mais rápida, o Partido Conservador, do qual Rishi pertence, poderia se manter no poder, considerando o suposto nível de satisfação dos eleitores.
No entanto, pesquisas de intenção de voto indicam que Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista (principal rival do Conservador) é o favorito para vencer a próxima disputa eleitoral do Reino Unido. Sunak não declarou se irá representar o partido nas novas eleições ou não.
O Partido Trabalhista não lidera o Parlamento britânico há mais de 14 anos. Os dois grupos defendem aspectos econômicos e sociais divergentes. Enquanto o Partido Conservador adota medidas que valorizam, dentre outras, o livre mercado (quando o Estado, ou seja, o governo, não atua tão diretamente em decisões econômicas, com as empresas privadas tendo maior participação), o Partido Trabalhista prioriza questões associadas à causa de trabalhadores e a regulamentação do governo acerca de direitos e da economia.
Primeiro-Ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).
Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.
Constituição: É o conjunto de leis que organiza uma nação. Todos são obrigados a respeitá-la. Na Constituição brasileira, por exemplo, é possível encontrar as regras que determinam os deveres dos políticos e os limites de suas ações e os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.
Fontes: G1, Exame, The Guardian, UOL
MATÉRIA ATUALIZADA EM 29 DE MAIO, ÀS 16H15.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.