Primeiro-ministro faz discurso em Downing Street, rua de Londres onde estão localizados o escritório e a residência oficiais do premiê. Foto: Borisn Johnson/ Twitter/reprodução

O premiê Boris Johnson anunciou, em 7 de julho, estar deixando o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, renunciando também à liderança do Partido Conservador, que ocupava até então. Johnson ficará como premiê interino (ou seja, por tempo provisório) até que uma nova pessoa seja escolhida para ocupar a posição.

Uma série de escândalos contribuiu para enfraquecer o governo do primeiro-ministro. Em meio à pandemia, por exemplo, Johnson foi acusado de participar de festas clandestinas durante o auge do isolamento social. A atitude ia contra restrições do próprio governo, fazendo com que ele fosse multado e tivesse até de pedir desculpas à rainha.

Além disso, em 5 de julho, dois ministros, Rishi Sunak e Sajid Javid, deixaram o cargo que ocupavam por insatisfação com o governo. O motivo principal foi a conduta que Boris Jonhson tomou ao eleger Chris Pincher, um deputado do Partido Conservador acusado de assédio, ao cargo de vice-líder do governo. Este, por sua vez, declarou, no dia 1º de julho, que o premiê não tinha conhecimento do caso. No entanto, três dias depois, o porta-voz de Johnson confessou que ele estava ciente do ocorrido.

Asim, em 6 de julho, o número de membros insatisfeitos do Parlamento que renunciaram chegou a 41, entre ministros e assessores, fazendo com que Boris fosse pressionado a abrir mão de seu cargo.

“Agora, a vontade do Partido Conservador é claramente que haja um novo líder desse partido e, portanto, um novo primeiro-ministro, e eu concordei com Sir Graham Brady, presidente de nossos parlamentares de bancada, que o processo de escolha desse novo líder deve começar agora; o cronograma será anunciado na próxima semana. E hoje nomeei um gabinete para servir, como farei, até o novo o líder estar no lugar”, declarou o primeiro-ministro em discurso feito no dia 7.

Confira a fala completa do premiê aqui.

Glossário

Premiê: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).

Parlamento: assembleia composta por políticos (parlamentares) eleitos para representar os cidadãos.

Assédio: crime composto por uma série de comportamentos que ofendem, desrespeitam e perturbam outras pessoas. Há diferentes tipos de assédio.

Fontes: G1, G1, G1, UOL e R7.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido