Os destroços de um porta-aviões dos Estados Unidos que afundara durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados no último domingo, 4 de março.

Crédito: Paul Allen

O USS Lexington estava a 800 quilômetros da costa australiana e a uma profundidade de 3 quilômetros. A embarcação, que afundou em 1942, transportava 35 aviões e foi abatida em confronto com navios japoneses durante a Batalha do Mar de Coral. Mais de 200 pessoas morreram e 2000 foram resgatadas.

Apesar dos 76 anos embaixo d’água, o porta-aviões foi encontrado em bom estado de conservação. Mas a Marinha americana informou que não vai resgatar a embarcação, pois ela é considerada “um túmulo de guerra”.

A expedição foi localizada por uma equipe de buscas liberada por Paul Allen, cofundador da Microsoft após seis meses de buscas.

Batalha do Mar de Coral
A Batalha do Mar de Coral ocorreu entre 4 e 8 de maio de 1942. Ela é considerada um combate importante entre o Japão e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Crédito: Paul Allen

Na oportunidade, o Lexington foi afundado por forças americanas após ter sido atingido por bombas e torpedos japoneses.

Enquete

De qual capa do Joca em 2022 você mais gostou até agora?

Comentários (6)

  • stfrancis

    4 anos atrás

    joca e legal

  • Joca

    4 anos atrás

    Obrigado! Continue comentando as notícias.

  • stfrancis

    4 anos atrás

    lol que legal :)

  • fernando ferraz mendes duarte

    4 anos atrás

    Isso dai é uma coisa histórica para EUA e Japão e a batalha do mar e coral. Que coisa histórica. Que coisa em que aconteceu me 1942

  • Suzilene

    4 anos atrás

    Por que na segunda guerra mundial somente EUA e o JAPÃO participarão

  • Joca

    4 anos atrás

    Olá, Suzilene! Além dos Estados Unidos e Japão, vários países participaram do conflito: Alemanha, Itália, Inglaterra, França, União Soviética...Você sabia que até o Brasil participou da guerra? Ao todo, foram enviados cerca de 25 mil militares, que lutaram principalmente na Itália.

Compartilhar por email