“Meus pais sempre me obrigam a comer várias frutas e legumes por dia, além de carne e peixe – ou seja, sempre me obrigam a comer de forma equilibrada, dizem. Mas não suporto! Gosto mesmo é de macarrão, ketchup e batata frita. Por que não posso de vez em quando comer do que realmente gosto?”

– Caio Vidotto, 13 anos.

________________________________________________________________________________________

Olá, Caio,

Seus pais estão pensando sempre no melhor para você. No caso da alimentação, incluir legumes e frutas variadas no dia a dia irá contribuir adequadamente com o seu crescimento e desenvolvimento, pois são alimentos ricos em diversos tipos de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes que mantêm as nossas células funcionando corretamente. As proteínas, por exemplo, que encontramos na carne e no peixe, entre outros alimentos, colaboram para a construção da massa muscular (importante na prática de esportes), para o fortalecimento do nosso sistema imunológico e participam de inúmeras reações químicas no nosso organismo.

Já o macarrão e a batata frita são alimentos mais ricos em carboidratos. O ideal é que não estejam na mesma refeição. Os carboidratos são importantes fontes de energia para o nosso corpo, mas essa energia só será produzida quando houver vitaminas, minerais e proteínas trabalhando juntos. O fato de a batata ser frita aumenta muito a quantidade de gordura que consumimos, o que pode trazer prejuizos à saúde no futuro. A massa de tomate, por ser um alimento industrializado (não 100% natural), geralmente contém muito sal. Sugiro que o consumo desses alimentos na mesma refeição seja feito esporadicamente, como exceção, e desde que a alimentação seja bem balanceada e variada no restante do dia.

Andrea Forlenza –  Nutricionista da Nutravie
(nutravie.com.br)

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido