mudanças climáticas 185
Usina de Jäenschwalde, na Alemanha, que utiliza carvão para gerar energia, emitindo dióxido de carbono. O país pretende deixar de usar carvão até 2038. / #pracegover: foto aérea de usina emitindo gases poluentes na atmosfera. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Um relatório do painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado em 4 de abril, mostrou que os seres humanos têm mais três anos para diminuir a emissão de gases que intensificam o efeito estufa. Isso significa que, até 2025, o planeta precisa começar a diminuir as emissões para evitar efeitos irreversíveis. A meta é uma redução de 43% até 2030. Caso isso não ocorra, haverá um aumento na temperatura da Terra que pode desencadear problemas como derretimento de geleiras e aumento do nível do mar.

O IPCC é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) criado para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas. O relatório da entidade é considerado referência e demorou quatro anos para ser finalizado.

Os dados apresentados mostraram que é possível reduzir as emissões de gases poluentes pela metade até 2030. No entanto, isso depende da ação humana. Algumas das alternativas propostas pelo estudo são: incentivar o uso de energias renováveis, como solar e eólica (gerada a partir do vento); preservar as florestas; investir em tecnologias que absorvam o gás carbônico; e diminuir o consumo de energia elétrica.

A emissão dos gases do efeito estufa atingiu os níveis mais altos da humanidade entre 2010 e 2019. A boa notícia é que essas taxas começaram a se estabilizar nos anos seguintes. Além disso, desde 2010, o preço de energias renováveis diminuiu, o que facilitou o acesso a elas e sua implantação em diversos países.

Lares x Emissão de carbono
Ainda de acordo com o levantamento, 10% das casas (que estão entre as mais ricas do mundo) existentes no planeta são responsáveis por até 45% das emissões de dióxido de carbono (um dos gases causadores do efeito estufa) na atmosfera. O dado considera apenas a emissão de lares, e não de fábricas e indústrias, por exemplo.

Glossário

Efeito estufa: fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas é intensificado por gases poluentes, como dióxido de carbono. Ao ser liberados, esses gases sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global, responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente.

Fontes: Correio Braziliense, Estadão, G1, relatório do IPCC e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 185 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Theo e heytor

    1 ano atrás

    Eu gostei da parte dos cachorros

  • Jok091012

    1 ano atrás

    NOSSA! Tomara que o ser humano cuide melhor da terra.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido