Vista geral da obra com a Pirâmide ao centro e os prédios do Museu do Louvreno entorno. #pracegover: ao centro da foto se vê a Pirâmide do Museu do Louvre com a interferência artística. A imagem causa a impressão de que a Pirâmide sai debaixo da terra.

Para comemorar os 30 anos da Pirâmide do Museu do Louvre, em Paris (França), o artista Jean René, o JR, criou uma instalação de três dimensões (3D) ao redor do monumento. A obra O Segredo da Grande Pirâmide mostra uma pirâmide bem maior do que a real saindo debaixo da terra, o que foi possível a partir de uma ilusão de óptica criada por colagens no chão. Em entrevista ao canal de televisão France 24, o artista explicou que a ideia surgiu da curiosidade sobre o que haveria embaixo da famosa pirâmide.

Mais de 400 voluntários ajudaram a fazer o projeto, entre 26 e 29 de março, para que estivesse pronto no dia seguinte. Foram usados mais de 2 mil papéis na instalação de 17 mil metros quadrados (mais do que a área de dois campos de futebol) — a maior já realizada por JR, o “rei da colagem”, técnica chamada de lambe-lambe no Brasil (saiba mais no box abaixo).

O artista JR, idealizador da instalação, com parte da equipe de voluntários. #pracegover: a foto traz o artista em primeiro plano. Ele usa chapéu preto, óculos escuros, roupa preta, sapatos prateado e aponta para a frente. Ao fundo, um grupo de pessoas, entre homens e mulheres, posa para a fotos. Alguns usam roupas azuis e outros roupas pretas.

Adriana Borges, 43 anos, brasileira que mora na França, ficou impressionada. “Os adesivos gigantes foram colados como um quebra-cabeças. Parecia que a pirâmide ficava flutuando em cima de todo aquele alicerce por baixo”, diz. Por ser feita de papel, a obra acabou destruída conforme as pessoas caminhavam sobre ela: durou apenas um fim de semana, o que já era esperado.

Em 2016, JR já tinha feito a pirâmide desaparecer, colando em suas faces imagens que reproduziam a fachada do Museu do Louvre em preto e branco.

Visitantes passeiam sobre a instalação. #pracegover: a foto mostra cinco pessoas caminhando em cima da instalação. Algumas estão de costas e outras olham para baixo.

 

A obra ao fim de algumas horas de visitação. #pracegover: a foto mostra a instalação já um tanto destruída após a exposição ao público. Ao centro, vê-se a Pirâmide do Museu do Louvre. Pessoas caminham ao redor da obra.

O que é uma instalação?
Diferentemente de um quadro, uma instalação artística não é feita apenas para ser olhada e não está necessariamente dentro de um museu. A instalação cria um ambiente em que o público pode entrar e interagir, tem a ajuda de outros artistas ou voluntários para ser finalizada e, muitas vezes, não dura para sempre. Esse tipo de obra foi criado a partir da década de 1960 e faz parte do que se chama arte contemporânea, ou seja, arte feita na atualidade.

“Participei de uma oficina para aprender a fazer lambe-lambe. A gente podia colar desenhos prontos ou que a gente mesmo fazia em uma parede autorizada. Gostei muito e até hoje pratico, só que de um jeito diferente. Como não seria legal colar na rua sem autorização, nem nas paredes de casa, desenho no caderno, recorto e colo em uma folha em branco. O lambe-lambe é uma forma de mostrar os sentimentos. Ele faz parte da cultura brasileira e tem que continuar. Os de que eu mais gosto são os críticos, como um que vi na rua sobre a escravidão das pessoas negras que me fez pensar sobre o passado do Brasil.” Maria Luiza P., 11 anos, Rio de Janeiro

#pracegover: a garota Maria Luiza olha para frente e sorri. Ela tem cabelo castanho-escuro e usa camiseta branca com detalhes em preto. Ao fundo, uma estante com livros. Imagem: arquivo pessoal.

Passo a passo do lambe-lambe

1. Faça um desenho

2. Misture duas partes de água a uma de cola escolar (por exemplo: para um copo de cola, adicione dois de água). Guarde a mistura em uma garrafa ou em um pote plástico.

3. Encontre uma superfície legal para colar a imagem — não se esqueça de pedir autorização se o lugar não for seu!

4. Com ajuda de um pincel, passe a cola no verso do desenho e cole no local escolhido. Depois, aplique a cola novamente na frente do papel. Ele vai ficar molhado, como se tivesse sido lambido, por isso o nome.

5. Passe um rolinho de pintura ou uma esponja em cima do desenho para garantir que ele está bem grudado e sem bolhas.

Lambe-lambe bastante comum nos muros de São Paulo. #pracegover: a imagem mostra um lambe-lambe nas cores branco, amarelo, azul e rosa, onde se lê a mensagem: Mais amor / por favor.

Fontes: Designboom, GQ, The New York Times, O Globo, Twitter e site de JR e RFI.
Créditos de imagem: Instagram de JR e mjudec / Blog Arte Urbana

Reportagem originalmente publicada na edição 129 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido