Brasília - Pira Olímpica é posicionada na rampa do Palácio do Planalto para a solenidade de passagem da Tocha Olímpica em Brasília (José Cruz/Agência Brasil)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília – DF, Brasil – Pira Olímpica é posicionada na rampa do Palácio do Planalto para a solenidade de passagem da Tocha Olímpica em Brasília.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O avião com a tocha olímpica entrou em território brasileiro às 3h18 desta terça-feira (3), rumo a Brasília.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A capital é a primeira cidade do país a receber o símbolo olímpico. Na chegada, o piloto e uma controladora de voo se cumprimentaram.

A chama olímpica foi trazida de lanterna no avião.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ela só passa para a tocha no Palácio do Planalto e será entregue pela presidente Dilma Rousseff à capitã da seleção brasileira de vôlei, Fabiana Claudino –– primeira condutora. Ao todo, 143 pessoas se revezarão na condução do símbolo olímpico na cidade. Desses, oito são medalhistas na competição.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na cidade, o símbolo olímpico também vai ser levada de rapel, lancha, canoa, a nado e por cavaleiros da Polícia Militar.

O percurso na capital tem 105 quilômetros e inclui os principais pontos turísticos, como a Ponte JK e a Esplanada dos Ministérios.

O símbolo olímpico percorrerá os 26 estados até o início da competição. A tocha tem 1,4 kg e
69 centímetros quando aberta. Vento e água não a apagam, porque ela é equipada com um sistema para mantê-la acesa por meio da liberação de um gás internamente.

 

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email