400 pipas com contos de importantes autores brasileiros, serão soltas no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, para estimular o hábito de ler

Ler faz a imaginação voar. E no mês em que se comemora a leitura infantil, o Instituto Pró-Livro (IPL) promovem a campanha “Céu de Histórias”, no Morro Santa Marta (RJ).

A ação é para estimular o gosto pela leitura entre as crianças da comunidade, através da distribuição de 400 pipas com contos e fragmentos de obras de importantes autores nacionais da literatura infantil, como o escritor e cartunista Ziraldo, o novelista Benedito Ruy Barbosa, e os escritores Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Roseana Murray, Silvia Orthof e Leo Cunha.

A campanha “Céu de Histórias” será realizada no sábado (11/4).

Serão 11 pipas com diferentes ilustrações, criadas por alguns dos principais estúdios de ilustração do Brasil, o que torna os textos ainda mais lúdicos.

Elas vão invadir e colorir o céu da comunidade, estimulando as crianças a pegarem as que terão suas linhas cortadas para que tenham a chance de ler as histórias que elas trazem.

“A pipa é um dos principais passatempos das crianças em comunidades carentes. Nossa ideia é que elas tragam as histórias e sejam lidas e empinadas por diversas dessas crianças, incentivando a leitura e despertando uma representação positiva e prazerosa em relação ao livro e a literatura”, comenta Antonio Luis Rios, presidente do IPL.

“O “Céu de Histórias” deve presentear as crianças – em alguns casos pela primeira vez – com um pouco de literatura”, diz Zoara Failla, organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil, do IPL. “O gosto pela leitura, como toda paixão, é algo que precisa ser ‘conquistado’ ou ‘seduzido'”, conclui.

Antonio Luiz Rios destaca a importância da campanha e das parcerias, afirmando que ações como essa devem ser estimuladas, pois promovem a leitura espontânea.

Citando as informações da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo instituto, ele ressalta que a pesquisa revela que 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro.

Toda a ação voltada a despertar o interesse pela leitura de literatura  e valorizar o livro são importantes para reverter os baixos índices de leitura do brasileiro.

Ele informa que, segundo a pesquisa, que tem amplitude nacional, as crianças leem principalmente para cumprir uma exigência escolar.

Na faixa etária de 5 a 13 anos leu-se em média, em um período de três meses, 3.2 livros. Destes 2.4 foram indicados pela escola.

Segundo ele, também, a escolha do Rio de Janeiro coincide com um dado que chama a atenção nessa pesquisa. A cidade está compreendida na região sudeste do Brasil que, apesar de ter o maior público consumidor editorial do Brasil, tem a menor concentração de leitores na faixa entre 5 a 10 anos e de 11 a 13 anos. “É nesta fase que conseguimos estimular com maior intensidade o gosto pela leitura, tanto que em nosso levantamento, os entrevistados que se disseram leitores afirmaram que os professores e as mães foram seus principais influenciadores”.

Criado em outubro de 2006, o IPL tem como missão contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor. A associação sem fins lucrativos é mantida com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido