Com o conflito, diversos setores da economia ucraniana foram afetados
No dia 13 de abril, o Comitê Estatal Ucraniano anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 29,1% em 2022 na comparação com 2021.
A queda é reflexo da guerra com a Rússia, iniciada em fevereiro do ano passado, que afetou vários setores da Ucrânia. A nação perdeu quase 20% do território para os russos, e o conflito ainda danificou a rede de energia ucraniana, afetando a atividade das indústrias. Além disso, o setor de metais teve a produção reduzida em 71% — muitas usinas de metais foram atacadas ou ocupadas por russos.
As dificuldades no envio e recebimento de produtos também colaboraram para a queda do PIB. A principal questão é o Mar Negro, onde está o mais importante porto ucraniano, que sofreu restrições com o conflito. De acordo com o Ministério da Economia do país, houve queda de 35% nas exportações (venda de produtos ucranianos para outros países).
Respostas à crise
No dia 21 de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou um plano de ajuda financeira para a Ucrânia de 82 bilhões de reais. De acordo com o órgão, o valor tem como objetivo criar condições para o crescimento do país a longo prazo. Desde o início da guerra, a Ucrânia já recebeu mais de 100 bilhões de reais de empréstimos ou doações do Banco Mundial e cerca de 570 bilhões de reais dos Estados Unidos.
O QUE É O PIB?
O Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele é calculado a partir de todos os bens e serviços produzidos. Assim, quanto maior o PIB, mais riqueza a nação está produzindo.
Glossário
Banco Mundial: instituição financeira que oferece empréstimos a países em desenvolvimento.
Fundo Monetário Internacional (FMI): órgão que atua para assegurar a estabilidade financeira mundial.
Fontes: G1, IstoÉ, Reuters e UOL.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 204 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.