Deslizamento em Petrópolis. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade, Petrópolis (RJ) registrou 250 deslizamentos em 24 horas, entre os dias 20 e 21 de março. Os escorregamentos ocorreram em 19 pontos do local, destruíram casas e inundaram ruas, arrastando o lixo e os carros que estavam por lá. 

Ao menos cinco pessoas morreram e três estão desaparecidas em decorrência do temporal. As chuvas foram tão intensas que, em uma hora, choveu o equivalente à metade da média de precipitações prevista para o mês de março.

Após as chuvas, equipes trabalham para limpar as ruas atingidas pelos alagamentos e deslizamentos. Foto: prefeitura de Petrópolis/divulgação

No dia 20, a Defesa Civil Estadual já tinha emitido um alerta para alto risco de deslizamento e alagamentos em Petrópolis. O alarme soou por volta das três da tarde do primeiro dia, duas horas depois de ter começado a chover, avisando às pessoas que moram em áreas de risco que deixassem a casa em que vivem e procurassem um lugar seguro.

Entretanto, parte da população decidiu ficar em casa, já que muitos preferem não se separar de seus pertences. Além disso, algumas pessoas não querem ir para os abrigos coletivos, que estão sendo improvisados em escolas públicas ou estruturas organizadas pela comunidade local. De acordo com a prefeitura da cidade, 839 pessoas foram para os pontos de apoio em virtude das novas chuvas.

A previsão é de que chuvas dessa intensidade continuem até pelo menos 23 de março na região. 

Fontes: O Globo, Poder360, prefeitura de Petrópolis e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido