Posto de gasolina da Petrobras no Rio de Janeiro. Foto: Wagner Meier/Getty Images

A Petrobras, empresa de petróleo que produz combustíveis e tem o governo brasileiro como principal “dono”, afirmou, em 19 de outubro, que pode não conseguir fornecer a quantidade de gasolina e óleo diesel (que usamos nos carros, por exemplo) que foi pedida para o mês de novembro.

De acordo com a empresa, a procura por gasolina subiu 10% em relação a novembro de 2019, enquanto a demanda por diesel aumentou 20%. Por isso, a quantidade seria maior do que a capacidade da Petrobras de produzir os combustíveis.

A sede da Petrobras no Rio de Janeiro. Foto: Wagner Meier/Getty Images

“Para o mês de novembro, a Petrobras recebeu pedidos muito acima dos meses anteriores e de sua capacidade de produção. Apenas com muita antecedência, a Petrobras conseguiria se programar para atender essa demanda atípica.”

Petrobras, em comunicado

Assim, existe o risco de que esses produtos faltem no próximo mês. Agora, uma alternativa é que a quantidade de combustíveis que a empresa não for capaz de produzir seja importada de outros países – o que pode gerar um aumento nos preços.

Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), disse em entrevista ao portal UOL que é possível reverter o problema. “O governo tem é que botar as refinarias a todo vapor que não vai faltar”, declarou.

Representantes de várias entidades de caminhoneiros e a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava) já afirmaram que, caso os preços dos combustíveis aumentem muito, existe a possibilidade de eles entrarem em greve. A paralisação é uma forma de se manifestar contra a situação, uma vez que esses profissionais teriam que arcar com os custos do aumento. 

Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Heitor Chaves

    2 anos atrás

    Se a gasolina já é cara, imagina isso aí...

  • heracles

    2 anos atrás

    cara ja temos que pagar muito caro pela gasolina e ainda pode acontecer isso

  • malunathasje

    2 anos atrás

    Verdade verdadeira e absoluta.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido