A japonesa Kane Tanaka, que completou 118 anos, em 2 de janeiro, é a pessoa mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes. E foi escolhida para carregar a tocha olímpica, símbolo dos Jogos marcados para serem realizados entre julho e agosto, em Tóquio, no Japão.

#pracegover: Kane Tanaka segura a placa do Guinness que dá a ela o título de pessoa viva mais velha do mundo. Ela usa uma touca, casaco preto e está sentada em um sofá. Foto: reprodução Instagram

O plano é que Tanaka percorra parte do caminho de 100 metros, com a tocha, em uma cadeira de rodas. Mas pode ser que ela levante para dar alguns passos antes de passar o símbolo olímpico ao próximo corredor. Tudo depende de se ela vai acordar disposta no dia, explicaram os familiares de Tanaka em entrevista à CNN.

Tanaka é quase tão antiga quanto os Jogos Olímpicos modernos. Ela nasceu em 1903, no Japão, somente sete anos após a primeira edição dos Jogos coordenados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1896, em Atenas, na Grécia. Ao longo de sua longa história, sobreviveu a duas pandemias (além da do novo coronavírus, à da gripe espanhola, entre 1918 e 1920) e a duas guerras mundiais. Tanaka também superou dois cânceres.

Se tudo der certo, a centenária deve bater mais um recorde, tornando-se a pessoa mais velha a carregar a tocha olímpica. Até agora, os mais velhos nessa missão foram a brasileira Aida Gemanque, de 106 anos, e o russo Alexander Kaptarenko, de 101 anos.

Fontes: Aventuras na História, CNN, G1 e Guinness World Records.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido