tecido-coronavirus-nanox-divulgacao-interna
Foto: Nanox | Divulgação

Um tecido feito com micropartículas de prata, criado por um grupo de cientistas, mostrou-se capaz de tornar inativa 99,9% da quantidade de vírus SARS-CoV-2 (que causa a covid-19) presente nele depois de um contato de dois minutos.

O estudo foi feito por cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), da Universitat Jaume I, da Espanha, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – e da Nanox (empresa que já produzia tecidos capazes de evitar que fungos e bactérias se espalhem).

De acordo com a equipe que desenvolveu a novidade, a ideia é usar a tecnologia para produzir máscaras de proteção e roupas hospitalares. Além de conter poliéster (substância usada na fabricação de tecidos) e algodão, o tecido possui dois tipos de micropartículas de prata. A composição gera substâncias capazes de eliminar o vírus.

Ainda está em estudo qual é a duração do tecido quando se trata de matar vírus. Os especialistas já sabem que, no caso da ação de bactérias e fungos, o material dura em torno de 30 lavagens. De acordo com Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, é provável que o tempo de ação relacionada ao vírus seja parecido.

“O tecido foi o primeiro resultado da aplicação das micropartículas de prata para inativar o novo coronavírus. Mas, em breve, devemos ter vários outros”, afirmou Simões ao portal da Agência Fapesp. A expectativa dos cientistas é de que a novidade chegue ao mercado até julho.

Fontes: Agência Fapesp, Estadão, EPTV e G1.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • yasmim

    3 anos atrás

    achei demais

  • yasmim

    3 anos atrás

    achei interessante mas podia ser melhor como : #o novo coronavirus acabou

  • João Pedro Mendes de Abreu

    3 anos atrás

    Bem interessante

  • Kaie Orfeu de Oliveira Cruz

    3 anos atrás

    legal

  • Cientistas criam nanoesponja capaz de neutralizar o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Tecido contra o vírusAqui no Brasil, a empresa Nanox divulgou a criação de tecidos que podem eliminar o novo coronavírus. Em teste de laboratório, o material foi capaz de matar 99,9% dos vírus após dois minutos de contato. Saiba mais no site do Joca: bit.ly/tecido-coronavirus. […]

  • pedro

    3 anos atrás

    aeee sim

  • Mauricio top_YT

    3 anos atrás

    BOA São Paulo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido