No começo de novembro, Jane Goodall, uma das primatologistas mais respeitadas do mundo, visitou a floresta amazônica pela primeira vez e se disse chocada com a destruição na região. A pesquisadora inglesa, de 89 anos, dedicou a vida à preservação do meio ambiente e se destacou principalmente em estudos sobre chimpanzés. Ela foi pioneira, na década de 1960, em mostrar que esses animais agiam de maneira parecida à dos seres humanos. 

No Brasil, a cacica Juma Xipaia recebeu Jane, que passou cinco dias na aldeia Karimã. Durante sua estadia, a pesquisadora sobrevoou o vale do rio Tapajós, região que sofre as consequências do garimpo ilegal, que destrói os rios e a vegetação local. 

#pracegover: Jane está sentada no chão, em uma parte mais elevada, falando para uma plateia. Ela usa calça branca e camisa cor-de-rosa listrada. Ao lado dela há um macaco de pelúcia cinza. Jane está segurando um microfone preto. Crédito de imagem: Assessoria de Comunicação do Ibama

Após o voo, Jane enalteceu o trabalho dos profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que trabalham pela preservação da Amazônia: “Eu vi a devastação que os fiscais do Ibama têm de enfrentar. Extremamente horrível. E como são corajosos os que vão lá e inutilizam essas máquinas de destruição”, disse Jane em referência ao trabalho de fiscais que eliminam bens e maquinários utilizados por garimpeiros ilegais para que não voltem a cometer crimes. 

Na visita ao Brasil, Jane também se encontrou com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em Brasília, e deu uma palestra em São Paulo sobre a importância da conservação ambiental. Além dos trabalhos de conscientização, a pesquisadora fundou o Instituto Jane Goodall, que promove pesquisas e espaços seguros e preservados para chimpanzés. 

FONTES: FANTÁSTICO (TV GLOBO), INSTITUTO JANE GOODALL, FOLHA DE S. PAULO E BBC BRASIL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido