Algumas regiões do Brasil também riscos de escassez. Foto: Agência Brasil.
Algumas regiões do Brasil também correm risco de escassez. Foto: Agência Brasil

Quase um terço da população do mundo vive em altos níveis de “estresse hídrico” – quantidade de água usada em relação ao que se tem disponível. É o que afirma um relatório divulgado em 6 de agosto, do World Resources Institute (WRI), centro de pesquisas dos Estados Unidos.

Segundo o estudo, 17 países correm sério risco de sofrer com falta de água. O que mais enfrenta essa dificuldade é o Catar, seguido por Israel e Líbano. O Oriente Médio, onde ficam esses países, é a região com áreas que necessitam estar em alerta, assim como norte da África, Chile e México. Na Europa, nações que recebem muitos turistas, como Itália, Espanha e Turquia, também estão correndo graves riscos nas épocas mais secas do ano.

Uma das principais preocupações trazidas pela pesquisa é que a falta de água faça com que as pessoas se mudem para lugares onde ainda existe bastante quantidade desse recurso. Isso pode causar instabilidade, pois algumas regiões podem não estar preparadas para receber muitos novos habitantes.

O principal motivo para a crise nos últimos anos é o aumento da população, da indústria e do consumo de carne – para se ter uma ideia, para 1 kg de carne chegar até a pessoa que vai comer esse alimento são usados quase 16 mil litros de água durante o processo.

O Brasil

Apesar de a maior parte do país ter baixo risco de estresse hídrico (estamos na 112ª posição entre os 164 países analisados), o Brasil tem estados que estão em nível baixo-médio de risco. O local que enfrenta mais dificuldade é o Distrito Federal. Além dele, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco também estão em nível baixo-médio.

Fontes: G1, TerraUOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • anny gabrielly

    3 anos atrás

    nossa isso e muito doloroso

  • CEU EMEF JARDIM PAULISTANO

    4 anos atrás

    Gostei muito, boa essa notícia. Achei ela muito interessante. julia 7A

  • EMEF MAILSON DELANE, PROF.

    4 anos atrás

    eu tambem eu achei muito interessante a noticia e boa amem a noticia

  • GIULIA DEODATO FAIAD

    4 anos atrás

    Muito interessante! Adorei a notícia,estou realmente impressionada!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido