Uma equipe de pesquisadores de vários países publicou, em 7 de abril, um estudo na revista científica Nature feito com base no genoma de um ser humano moderno (que faz parte da espécie Homo sapiens, a única existente hoje) que pode ser o mais antigo já encontrado. De acordo com a análise, a mulher que teve o genoma estudado teria vivido poucos anos após a época em que os Homo sapiens tiveram filhos com os neandertais, o que faz com que os humanos do tempo dela apresentem uma mistura das características dos dois.

Apesar dessa mistura, apenas o Homo sapiens seguiu existindo: como a população dessa espécie era bem maior, suas características acabaram se sobressaindo até as dos neandertais serem praticamente extintas ao longo do tempo. Por causa disso, os estudiosos conseguem analisar a idade de um genoma de acordo com a quantidade de características neandertais em um fóssil, já que a tendência é que, quanto mais antigo o genoma for, mais características ele tenha dessa espécie.

O genoma da pesquisa foi extraído de um crânio descoberto na República Tcheca em 1950. Ele pertence a uma mulher que viveu há cerca de 45 mil anos, chamada pelos cientistas de Zlatý kůň (cavalo dourado em tcheco).

#pracegover: a imagem mostra o crânio da mulher de cerca de 45 mil anos atrás. Foi descoberto em 1950 e recebeu o nome de Zlatý kůň. Crédito de imagem: Getty Images e Creative Commons

Quem foram os neandertais?
Os neandertais foram uma espécie humana extinta há cerca de 37,5 mil anos. São os parentes mais próximos com quem nós convivemos e viviam de um jeito parecido com o nosso — existem provas de que eles cuidavam das pessoas de sua espécie que estavam doentes, conversavam e produziam arte, por exemplo. Uma diferença, por outro lado, é que tinham o cérebro maior do que o nosso.

Essa espécie entrou em extinção porque vivia quase somente na Europa, enquanto os Homo sapiens estavam em outros continentes, como África e Ásia. Conforme os Homo sapiens foram chegando à Europa, começaram a haver conflitos com os neandertais, que acabaram extintos.

Glossário
Genoma:
conjunto de características de um ser vivo que são transmitidas de geração em geração.

Fontes: Revista Galileu, Nature, Superinteressante e Veja São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido