O Peru mudou de presidente três vezes em apenas sete dias. Em 9 de novembro, o Congresso peruano decidiu afastar o então presidente Martín Vizcarra. Com base na Constituição (conjunto de leis de um país), os parlamentares declararam Vizcarra com “incapacidade moral” de continuar no cargo. Ele é acusado de praticar corrupção — teria recebido dinheiro para favorecer empresas em contratos públicos, por exemplo. Vizcarra nega as acusações e tenta reverter a decisão na Justiça.

Martín-Vizcarra-Peru-161
#pracegover: Martín Vizcarra usa terna cinza, camisa clara e gravata azul. Ele está de óculos. Foto: Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images

Manuel Merino, então presidente do Congresso, liderou o processo de impeachment de Vizcarra e passou a ocupar a presidência do Peru em 10 de novembro. Cinco dias depois, renunciou ao cargo, atendendo às exigências de manifestantes que tomaram as ruas contra o afastamento de Vizcarra. Conflitos com a polícia resultaram na morte de dois jovens, além de vários feridos e desaparecidos.

Manuel_Merino_de_Lama
#pracegover: Manuel Merino usa terno preto, camisa branca e gravata azul. Sobre a roupa, uma faixa com as cores e símbolo do Peru. Sua mão direita está levantada. Foto: Galería del Ministerio de la Producción

Um dia depois, o deputado Francisco Sagasti foi eleito pelos colegas congressistas como novo presidente do Congresso e assumiu, em 17 de novembro, como presidente interino do país. Ou seja, ele deve ocupar o posto até as eleições presidenciais, marcadas para 11 de abril de 2021. O presidente eleito pela população deve assumir em julho do ano que vem.

Francisco-Sagasti-Peru-161
#pracegover: Francisco Sagasti usa terno presto, gravata roxa e camisa branca. Ele segura um papel com a mão direita. Foto: Beto Baron/Getty Images

Crise política
As recentes dificuldades políticas no Peru começaram em 2018, quando o presidente Pedro Pablo Kuczynski, conhecido como PPK, renunciou ao cargo. Ele também foi acusado de corrupção e Vizcarra, seu vice-presidente, assumiu o posto. PPK cumpre prisão domiciliar e é investigado por suspeita de receber pagamentos irregulares da construtora brasileira Odebrecht.

Três ex-presidentes, além de outros políticos, como parlamentares e ministros, foram investigados pela Operação Lava Jato, do Brasil, por receber dinheiro em troca de favores. Vizcarra se tornou popular por apresentar um discurso de combate à corrupção, mas deixou o cargo acusado de cometer irregularidades.

A instabilidade política no Peru, no entanto, é ainda mais antiga. Desde 2000, com o fim do governo de Alberto Fujimori, todos que assumiram a presidência do país tiveram problemas com a Justiça depois de deixar o cargo ou foram impedidos de governar antes do fim do mandato por acusações de corrupção.

Correspondentes internacionais

“É impressionante tudo o que o Peru viveu nos últimos dias. As pessoas ficaram indignadas ao saber que Manuel Merino havia se tornado presidente. Mais uma vez, milhares de jovens peruanos protestaram, exigindo um governo livre e democrático. O Peru se orgulha de ser amado e defendido por sua população, mas também chora pelos jovens que morreram em seu nome. É triste saber que foi preciso derramar sangue para cumprir uma tarefa democrática e, mais triste ainda, é saber que pessoas estão desaparecidas por isso.” Lia A., 17 anos, Tacna (Peru)

Lia-Peru
#pracegover: Lia A. usa uniforme escolar composto por camisa branca, gravata vermelha, blusa de fio amarela e casaco cinza-escuro. Ela usa óculos. Foto: arquivo pessoal

“A juventude levantou sua voz contra o impeachment de Martín Vizcarra, considerando a medida inadequada devido ao contexto de pandemia. A onda de protestos levou à renúncia do presidente provisório Manuel Merino. Espero que a população tome consciência da importância de se informar bem para votar nas eleições de 2021. Somente isso evitará futuras crises políticas e acabará com a corrupção.” María C., 16 anos, Tacna (Peru)

Maria-Peru
#pracegover: María usa uniforme escolar composto por camisa branca, gravata vermelha, blusa de fio amarela e casaco cinza-escuro. Ela está com os dedos cruzados uns sobre os outros. Foto: arquivo pessoal

GLOSSÁRIO
Impeachment: processo que determina que um governante se afaste do cargo que ocupa.

Fontes: Folha de S.Paulo, G1 e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido