Em 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. Consideramos folclore o conjunto de lendas, mitos e costumes de um povo. Na escola, é possível que você já tenha estudado sobre alguns dos nossos personagens, como o Saci-pererê e o Curupira. Mas já ouviu falar sobre o Corpo-seco? E o Fogo Morto? Por isso, nós separamos algumas lendas que você provavelmente ainda não conhece.

Pai do Mato

Assim como o Curupira, este monstro habita as florestas defendendo os animais de humanos. Ele é gigante, possui pelos pelo corpo todo e grita tão alto que faz a mata inteira estremecer. Em algumas versões, ele tem unhas enormes, com mais de 19 metros, em outras, patas iguais às de um cabrito. Muitas vezes, move-se pelas florestas montado em um porco.

Vira-roupas

São criaturas que vivem perto de rios e lagoas, conhecidos por ser muito brincalhões. Quando alguém lava roupas e as deixa penduradas no varal, eles aparecem só para virar todas as peças do avesso e encher os bolsos das calças de areia. Em algumas regiões da Paraíba, é comum falarem em tom de brincadeira: “Olha só essas camisas bagunçadas, parece que o Vira-roupas passou por aqui!”.

Fogo Morto

A lenda diz que acender uma fogueira que já foi apagada vai evocar o Fogo Morto, uma entidade sem aparência física que traz anos de azar para quem provocá-lo. Ele também tem a habilidade de causar ilusões, ou seja, fazer a vítima pensar que está vendo algo. Ninguém sabe ao certo por que ele não gosta de quem tenta reaproveitar fogueiras.

Corpo-seco

Também conhecido como Bradador, é como uma versão brasileira do zumbi: um morto-vivo que saiu de baixo da terra e vaga por aí. Sua aparência é muito pálida, ele tem o corpo ressecado e grandes unhas e cabelos que não param de crescer (é possível saber quantos anos o Corpo-seco tem com base no tamanho de suas madeixas). Apesar de parecer assustador, ele não costuma atacar sem ser provocado, segundo a lenda.

Fontes: Diário de Pernambuco, AdoroCinema, Quero Bolsa, Mundo Educação e Brasil Escola.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Alice Eduarda paes Diniz

    2 anos atrás

    Amei essa edição,amo lendas e histórias antigas adorei conhecer essas lendas, vcs são incríveis sempre trazendo novos assuntos, ps. Sou estudante da escola E.M.E.F Professor Airton Arantes Ribeiro. Quinto ano A e estou louca para ver a proxima edição ??

  • aluno.thomasnascimento@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Olha curti muito essa noticia porque, alem de eu saber mais um pouquinho sobre o folclore, conheci mais lendas! muito bom equipe do Joca meus parabens!!!

  • Doardo Borsari EMEB

    2 anos atrás

    Olá, pessoal do Jornal Joca. Somos alunos do 5º ano "A" da EMEB "Doardo Borsari" de Indaiatuba, SP. Gostamos de conhecer outros personagens do folclore brasileiro. A maioria da nossa turma adorou saber sobre o "Pai-do-mato" e "Vira-roupa". Parabéns pela publicação.

  • Klycia Ferreira Esteves

    2 anos atrás

    Nunca ouvi falar sobre o corpo-seco, fogo morto etc. Gostei de ter conhecido um pouco sobre isso um pouco sobre

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido