Em 18 de fevereiro, o veículo de exploração Perseverance, lançado pela Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos), pousou em Marte com o objetivo de estudar o planeta e a possibilidade de já ter havido vida fora da Terra. Apesar de ser a maior missão neste momento no planeta vermelho, essa não é a única em andamento.

#pracegover: imagem colorida em alta resolução de Marte enviada pelas câmeras da Perseverance, da Nasa, após o pouso. Ela mostra o solo do planeta, em tom escuro. Foto: Nasa

Em 9 de fevereiro, uma sonda enviada pelos Emirados Árabes Unidos, batizada de Hope, entrou na órbita de Marte, onde ficará pelo período de um ano marciano (687 dias terrestres). Já a Tianwen-1, enviada pela China, entrou na órbita do planeta em 10 de fevereiro.

O fato de três robôs estarem estudando Marte ao mesmo tempo não é coincidência. Em julho de 2020, ocorreu o que os cientistas chamam de “janela de lançamento”, em que dois planetas ficam perfeitamente alinhados e um pouco mais próximos, tornando a viagem entre eles mais rápida, segura e barata. Para Marte em relação à Terra, isso acontece a cada 26 meses. Por isso, os lançamentos ocorreram no ano passado para aproveitar a oportunidade.

Saiba mais sobre as missões de cada país

Estados Unidos
A Nasa já realizou 50 missões ao planeta vizinho da Terra — quase metade delas falhou. Dessa vez, porém, não há espaço para erros. Perseverance é a missão mais cara — custou 2,7 bilhões de dólares (cerca de 14,85 bilhões de reais) — e mais importante já lançada.

O robô está analisando amostras de rochas em Jezero, uma cratera de Marte que os cientistas acreditam ter sido um rio. Também está armazenando rochas em cápsulas que ficarão por lá durante dez anos. A ideia é que, em 2031, astronautas sejam enviados para resgatar os cilindros e trazê-los de volta para a Terra. Se tudo der certo, será a primeira vez que objetos marcianos pousarão em solo terrestre.

Perseverance já entrou para a história por fazer a primeira transmissão de sons de Marte.

rover-perseverance-nasa
#pracegover: a imagem mostra o robô da Nasa em Marte. Foto: Nasa

Emirados Árabes Unidos
É a primeira vez que um país árabe faz uma missão do tipo. O objetivo é registrar o clima e a atmosfera do planeta. Hope recebeu o apoio da Universidade do Colorado, do Laboratório de Ciências Espaciais em Berkeley e da Universidade Estadual do Arizona, todos nos EUA. O Japão também colaborou, oferecendo a plataforma de lançamento do Centro Espacial Tanegashima, já que os Emirados Árabes não dispõem de uma própria.

China
Em 2011, o país enviou uma sonda a Marte em parceria com a Rússia, mas ela falhou e caiu no Oceano Pacífico. Naquele mesmo ano, o governo chinês anunciou que faria uma nova tentativa, mas que trabalharia sozinho dessa vez. Assim começaram os planos para o lançamento da Tianwen-1. Ela é alimentada por energia solar e está coletando dados sobre a possibilidade de existir água subterrânea no planeta.

Fontes: BBC, Canaltech, CNN, El País, Nasa e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido