No 18 de junho é celebrado o Dia da Imigração Japonesa aqui no Brasil. A comunidade japonesa no país é enorme e tem contribuído bastante para a nossa cultura. Para saber como surgiu essa data e entender melhor sua importância, o Joca tirou dúvidas com a Embaixada do Japão no Brasil. A seguir, saiba mais sobre o tema em cinco perguntas e respostas.

1) Quando e por que começou a imigração japonesa para o Brasil?
Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no Porto de Santos, em 18 de junho de 1908. Naquela época, o Brasil estava recebendo trabalhadores do exterior por falta de mão de obra, e os japoneses imigraram para o Brasil em busca de oportunidades de trabalho. No começo, a maioria dos imigrantes japoneses estavam engajados na agricultura, mas, hoje, os nikkei (descendentes de imigrantes que vivem no Brasil) são ativos em todos os campos, como na política, economia, medicina e mídia.

2) Quantos japoneses vivem no país?
Atualmente, cerca de 50 mil japoneses e mais de 2 milhões de nikkei.

3) Por que o Brasil tem uma comunidade japonesa tão grande?
Os nikkei formaram comunidades para cooperar entre si no dia a dia e também na participação em atividades na sociedade brasileira. Por meio dessas comunidades nikkei, eles preservam a cultura e tradição japonesa e a disseminam na sociedade brasileira.

4) Quais são os maiores desafios enfrentados pelos imigrantes japoneses?
Mesmo com as inúmeras adversidades que enfrentaram logo depois de sua chegada, em um ambiente e com uma linguagem bem diferente, os imigrantes japoneses e seus descendentes trabalharam com dedicação, conquistaram a confiança da sociedade brasileira, contribuindo bastante para o desenvolvimento do Brasil. Esperamos que os jovens nikkei continuem a manter viva a identidade e os valores japoneses e os transmitam às gerações futuras.

5) Quais são as principais contribuições que os imigrantes japoneses trouxeram para a cultura brasileira?
Eles trouxeram muitas contribuições. Entre elas estão os alimentos japoneses, como sushi, yakisoba e tempura, e artes marciais, como judô e jiu-jítsu, trazidos e disseminados no Brasil pelos nikkei. A Embaixada do Japão se orgulha de que os brasileiros se sintam mais próximos do Japão graças aos nikkei, que espalham a cultura e os valores japoneses pela sociedade brasileira.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido