Bougainville é uma ilha do Pacífico que busca independência da Papua-Nova Guiné
Bougainville, uma ilha situada no oceano Pacífico, pode se tornar a mais nova nação do globo nos próximos anos. A ilha, que na verdade é formada por duas: uma maior e uma menor, chamada Buka, atualmente faz parte da Papua-Nova Guiné, localizada na Oceania. Se o processo de independência seguir conforme o previsto, Bougainville deve se tornar oficialmente um país até 2027.
Em 2019, os 300 mil habitantes de Bougainville foram às urnas e decidiram, com 98% dos votos, pela independência. Embora a Papua-Nova Guiné tenha inicialmente resistido ao resultado, as autoridades de Bougainville continuam negociando e garantem que a separação total ocorrerá entre 2025 e 2027, com a data oficial marcada para 1º de setembro de 2027. Um rascunho da Constituição do futuro país já foi elaborado.
Segundo a revista The Diplomat, especializada em assuntos da Ásia e do Pacífico, o resultado do referendo não tem valor legal até que seja oficializado pelo parlamento da Papua-Nova Guiné. Embora o governo papuásio tenha sinalizado aceitação à independência de Bougainville, ainda não definiu um prazo para debater a questão.
Apesar do processo recente, Bougainville é habitada há milhares de anos. Nos séculos 17 e 18, exploradores europeus chegaram à ilha e a batizaram em homenagem ao marinheiro francês Louis Antoine de Bougainville, que navegou pela região em 1768.
Desde então, a ilha tem um longo histórico de ocupações estrangeiras. A primeira invasão ocorreu em 1886, quando a Alemanha iniciou a colonização do local. No entanto, com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, Bougainville passou ao controle da Austrália, que também administrava o território que viria a se tornar a Papua-Nova Guiné.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi invadida pelo Japão, mas, ao fim do conflito, voltou ao domínio australiano. Em 1975, quando a Papua-Nova Guiné conquistou a independência da Austrália, Bougainville foi integrada ao novo país.
Ainda assim, a população local nunca se identificou cultural e socialmente com a Papua-Nova Guiné e, desde o início, declarou-se independente — uma reivindicação não reconhecida pelo governo papuásio. Em 1976, foi criado o Território Autônomo de Bougainville, que, embora oficialmente seja parte da Papua-Nova Guiné, possui certo grau de autogoverno.
No entanto, o desejo de independência sempre esteve presente entre os habitantes da ilha, que acusam a Papua-Nova Guiné de explorar a região, especialmente por meio da mineração, sem compartilhar os lucros com a população local.
Glossário
Constituição: conjunto de leis e normas que define os direitos e deveres dos cidadãos de uma nação, organizando o Estados e estabelecendo os limites do poder do governo.
Primeira Guerra Mundial: foi um conflito global que ocorreu entre 1914 e 1918, envolvendo a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, inicialmente) e a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia).
Segunda Guerra Mundial: conflito de proporções globais que aconteceu entre 1939 e 1945. Iniciou-se na Europa, mas se espalhou por África, Ásia e Oceania, envolvendo dois grupos: os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Fontes: Superinteressante e The Diplomat.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
oi oi oi oi oi oi oi oi oi oi oi o i
oi
paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.