Entre 15 de novembro e 30 de março de 2024, estará aberta ao público pela primeira vez a sala secreta de Michelangelo, um corredor de difícil acesso localizado abaixo do museu das Capelas dos Medici (em Florença, Itália) e que contém diversos desenhos supostamente feitos por Michelangelo. 

A sala tem 10 metros de comprimento e cerca de 3 metros de altura na parte mais alta. Os desenhos foram feitos, segundo especialistas, com carvão e giz por volta de 1530. O local é mantido no escuro, para que o contato com a luz não afete as obras. Por isso, a visitação será restrita: apenas quatro pessoas de cada vez, durante 15 minutos e, entre uma vista e outra, o espaço deverá ficar por pelo menos 45 minutos em completa escuridão. 

#pracegover: vista aérea da Basílica de Medici durante um fim de tarde. Crédito de imagem: Getty Images

A história da sala secreta 
Na década de 1520, a família Medici era autoridade na cidade de Florença. No entanto, Michelangelo participou de um movimento político que culminou na expulsão dos Medici da cidade. Historiadores dizem que, nos anos que se seguiram à saída da família, o papa Clemente VII (Giulio di Giuliano de’ Medici) buscava vingança contra o artista, que, por sua vez, teria se escondido na sala secreta e produzido os desenhos. Em 1975, durante uma reforma nas capelas, o restaurador Sabino Giovannoni encontrou o corredor abandonado há anos. Ao trabalhar nas paredes, descobriu os desenhos. 

QUEM FOI MICHELANGELO 
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (1475-1564) foi um importante artista do Renascimento, movimento cultural, econômico e político que teve início na Itália, no século 14, e se espalhou pela Europa até o século 17. Entre as obras mais famosas de Michelangelo estão o afresco [técnica de pintura mural] do teto da Capela Sistina e a escultura de Madona de Bruges

#pracegover: ilustração de Michelangelo de perfil. Ele usa roupa preta, tem barba e cabelo curto. Crédito de imagem: ONDREJ BUCEK E MIKROMAN6_GETTYIMAGES, CCOMMONS

FONTES: MUSEU NACIONAL DO BARGELLO E BBC. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 216 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido