Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
A primeira caminhada no espaço feita por pessoas comuns — e não por astronautas de agências espaciais — foi realizada no dia 12 de setembro. Os norte-americanos Jared Isaacman e Sarah Gillis fizeram história quando saíram da cápsula Crew Dragon e entraram em contato direto com o espaço — a chamada caminhada espacial.
O primeiro a sair pela escotilha circular da cápsula foi Jared. Por dez minutos, ele ficou com quase todo o corpo para fora da cápsula, que estava a 700 quilômetros da Terra. Durante esse tempo, ele se movimentou, mas sempre segurando com uma das mãos uma alça de segurança. “Em casa, todos temos muito trabalho a fazer, mas daqui, parece um mundo perfeito”, disse ele ao observar a região do Oceano Pacífico.
Depois, foi a vez de Sarah, que permaneceu cerca de sete minutos no exterior. Assim que ela retornou para dentro e a cápsula voltou a ser pressurizada, a missão espacial foi considerada um sucesso pela equipe técnica em solo.
Jared é o comandante e Sarah a engenheira responsável pela missão Polaris Dawn, que os levou, com outros dois tripulantes, para a primeira caminhada espacial bem-sucedida feita por uma empresa de tecnologia espacial privada, ou seja, não pertencente a nenhum governo, como é o caso da Nasa (a agência espacial dos Estados Unidos). A organização é a SpaceX, do empresário Elon Musk. Sarah é funcionária da companhia e Jared, bilionário, é o financiador da missão, que havia decolado no dia 10 de setembro, do Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.
A SpaceX criou os trajes utilizados pelos tripulantes, que os testaram movimentando os braços. O propósito da companhia é desenvolver tecnologias para levar pessoas comuns ao espaço.
FONTES: SPACEX, ESTADÃO E G1.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 230 do jornal Joca
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.