Um ciclone classificado como “extremamente severo” atingiu o estado de Gujarat, na Índia, em 17 de maio. O fenômeno, batizado de Tauktae, tinha ventos de até 160 km/h e foi o ciclone mais forte a atingir o estado indiano desde Além das fortes rajadas de ar, a passagem provocou intensas tempestades. Postes e árvores foram derrubados, construções ficaram destruídas, houve enchentes e cerca de 200 mil pessoas tiveram que abandonar a casa em que moravam e buscar abrigo em regiões mais seguras. Até o fechamento desta edição, havia cerca de cem mortes.

Antes de chegar ao território indiano, o ciclone causou estragos no oceano. Um navio que passava próximo à costa do estado de Maharashtra, com mais de 260 tripulantes, naufragou. A Marinha indiana montou uma operação de resgate. Foram encontradas 188 pessoas com vida e 70 mortos (até 24 de maio). Equipes de busca ainda procuram 16 desaparecidos.

Ao longo da semana, o ciclone foi se movimentando pelo país e perdendo força. Quando chegou ao estado do Rajastão, no dia 19, virou uma depressão (categoria mais fraca de fenômenos naturais), com ventos de, no máximo, 62 km/h.

Um novo ciclone deve atingir a costa oeste da Índia no dia 26. Além dos fenômenos naturais, o país enfrenta uma forte onda de covid-19 (saiba mais na edição 170).

#pracegover: a foto mostra uma forte onda em Mumbai, na Índia, na frente de uma construção. Foto: Vickram Siingh _ Instagram

Categorias de ciclone
Categoria 5 (o mais forte): ventos de 252 km/h ou mais.
Categoria 4: ventos entre 209 e 251 km/h.
Categoria 3: ventos entre 178 e 208 km/h.
Categoria 2: ventos entre 177 e 154 km/h.
Categoria 1: ventos entre 153 e 119 km/h.

Fontes: BBC, CNN, Departamento de Meteorologia da Índia, Mumbai Mirror, Nasa Earth Observation, National Weather Service, Reuters, The Guardian, The Hindu e The New India Express

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 171 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • prof_adamantina6

    1 ano atrás

    Me chamo Gabriel Santos Rovez, estudo na escola Navarro de Andrade, município de Adamantina, estado de São Paulo. Sou do 5 ano c da professora Roselaine. Fiz a leitura da noticia: Passagem de ciclone provoca estragos na índia, tirado da edição 171 do Jornal Joca do mês de maio. Achei triste a noticia, por fazer muitos estragos e ter que as pessoas deixaram o seu lar para se salvar. Gostaria de saber se as casas foram reconstruídas, espero que as pessoas se uniram para reconstruir os lares das famílias afetadas.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido