Um novo governo inicia sua história na Áustria. Nesta segunda-feira, dia 18 de dezembro, o chanceler Sebastian Kurz, de apenas 31 anos, prestou juramento para iniciar a sua administração no país.

Sebastian Kurz

Sebastian Kurz é o chefe de governo mais jovem do mundo e faz parte do partido conservador ÖVP, chamado de Partido do Povo.

Em sua campanha, Kurz afirmou compromisso contra o antissemitismo – que é o preconceito contra o povo judeu e sua cultura. No entanto, no fim de semana, o chanceler formou uma aliança com líderes de partidos de extrema direita para comandar alguns ministérios de seu governo.

Ser de extrema direita significa apoiar ideias elitistas e conservadoras, que alimentam noções preconceituosas contra culturas diferentes de um grupo.

A aliança com os integrantes de extrema direita agradou a francesa Marine Le  Pen, que disputou as eleições da França com Emmanuel Macron, eleito presidente. Os aliados chamaram a reunião que definiu as diretrizes, realizada sábado, em Praga, de “acontecimento histórico”.

Entre os 14 ministérios do novo governo austríaco, o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) comandará seis. Entre as pastas sugeridas estão os ministérios da Defesa, Relações Exteriores e Interior.

Herbert Kickl

O novo ministro do Interior, Herbert Kickl, é atualmente o secretário-geral da FPÖ e foi o principal estrategista da campanha eleitoral de seu partido. Em sua função, foi autor de vários slogans xenófobos, ou seja, contra estrangeiros.

Kickl defendeu, inclusive, a restrição à manifestações e protestos populares organizados por grupos de esquerda ou por minorias estrangeiras de seu país.

Para o cargo de ministra de Relações Exteriores, a escolhida foi Karin Kneissl. Especialista em Oriente Médio, ela fala árabe e hebraico e é contra a chegada de refugiados.

Quem é Sebastian Kurz?

Antes da eleição, foi ministro das Relações Exteriores. Em maio desse ano, tornou-se líder do Partido do Povo.

Apelidado de “Wunderwuzzi” (“garotão prodígio”, em tradução livre), Kurz tem sido comparado aos jovens governantes da França, Emmanuel Macron, e do Canadá, Justin Trudeau.

Assim como Macron, Kurz criou um movimento de renovação ao seu redor, rebatizando o Partido do Povo ─ que está no poder há mais de 30 anos ─ como o “Novo Partido do Povo”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido