As paratletas brasileiras Janaína Dirlene de Oliveira e Ingrid Conceição Lustosa conquistaram duas medalhas importantes no XV Campeonato Mundial de Judô para Deficientes Intelectuais, realizado em Ravena, na Itália.

Janaína, de 17 anos, assegurou a medalha de ouro, enquanto Ingrid, 20 anos, garantiu o bronze.

Janaína e Ingrid com a técnica Ana Paula | Divulgação

As jovens estudam no CID (Centro de Iniciação Desportiva) de Samambaia, cidade a 35 km de Brasília, escola pública que ensina modalidades esportivas depois do colégio.

As meninas não tinham dinheiro para a viagem (cerca de 8 mil reais) à Itália e, antes de embarcarem, fizeram uma vaquinha eletrônica. Como não conseguiram, receberam ajuda de parentes, amigos, professores e até o governo do Distrito Federal.

As judocas antes do embarque para Ravena | Divulgação

“Pedi a empresários, professores, fizemos rifas nas escolas, um médico doou os passaportes, diretores de escolas também doaram, a secretaria de esportes deu as passagens aéreas”, conta a pedagoga Isabelmile Militão, servidora da secretaria de Educação do Distrito Federal.

Janaína e Ingrid participaram pela primeira vez da competição, que contou com 130 atletas com deficiência intelectual de 15 países. Elas lutaram contra a Eslovênia, Alemanha, Itália, Rússia Espanha e Holanda.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    A noticia é muito legal. Gyovanna 3 ano C

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido