bullying virtual
Pesquisa bullying
Mais de 60% dos jovens entrevistados acreditam que a internet contribui para a prática de bullying. Foto: Getty Images

Para 66% dos jovens do Brasil, a internet contribui para o aumento da prática de bullying. É o que constatou a pesquisa Juventudes e Conexões, realizada pela Rede Conhecimento Social, em parceria com o Ibope Inteligência e a pedido da Fundação Telefônica Vivo. O estudo ouviu 1.440 pessoas, entre 15 e 29 anos, de todas as regiões do país e classes sociais, entre julho de 2018 e junho de 2019. Os entrevistados tinham acessado a web semanalmente nos três meses anteriores à enquete.

De acordo com a pesquisa, lidar com o bullying e a agressividade que existem na internet pode aumentar o sofrimento dos jovens, especialmente daqueles que estão conectados o tempo todo. “A vítima pode ser perseguida por diversos motivos: aparência, timidez, dificuldade de fazer amigos, entre outros”, explica a psicopedagoga Fernanda Siqueira. “As agressões que são vividas no dia a dia [fora da internet] são potencializadas na rede, pois é muito mais fácil agredir por um celular ou computador.”

Diante desse cenário, Fernanda sugere que os jovens que sofrem bullying virtual procurem ajuda e não lidem com o sofrimento sozinhos. “Durante e depois de sofrer bullying, a pessoa precisa do apoio da família e dos amigos. Além disso, deve buscar um especialista que oriente e ajude a enfrentar as questões emocionais.”

Pesquisa bullying
Pesquisa mostrou como os jovens avaliam a influência da internet em sua vida. Arte: Ana Beatriz Pádua

Ansiedade

O estudo também mostrou que 57% dos jovens acreditam que a internet contribui para o aumento da ansiedade.

Aos pesquisadores, alguns participantes afirmaram que a rede oferece “muitas oportunidades e possibilidades, dando a sensação de que “nunca vai se dar conta de tudo”, o que gera frustrações, sensação de perda de tempo ou medo de estar perdendo algo importante.”

Na opinião da psicopedagoga e professora do Instituto Singularidades, Elisabeth Sanada, é preciso tomar cuidado para não achar que a internet é a única responsável pelo aumento da ansiedade dos jovens.

Ela diz que o jovem pode estar enfrentando outras questões que geram apreensão, como escolha da profissão que irá seguir, e a rede pode atuar como um potencializador da ansiedade. “A pessoa pode ter dificuldade de ter amizades na vida real. Na rede, ela mostra uma vida que não condiz com o que está acontecendo, de fato, na vida dela. Isso pode gerar essa sensação de aumento de ansiedade, porque o que eu estou mostrando não é real.”

Elizabeth sugere que, para evitar a ansiedade, o jovem divida o seu tempo e invista em atividades variadas, para que tenha um desenvolvimento completo e não fique restrito ao universo da rede. “Ele tem que ter um tempo para usar a internet e outro para praticar esportes, bater papo com os amigos, estudar, ir ao cinema…”

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (9)

  • LUDIMILA DE

    3 anos atrás

    Adorei a matéria. Sempre estudo e brinco antes de usar o celular.

  • Serviço Social Da Indústria - SESI Barretos

    4 anos atrás

    bla bla bla

  • Serviço Social Da Indústria - SESI Barretos

    4 anos atrás

    concordo

  • dms54

    4 anos atrás

    Eu gostaria de entender porque eh interesante saber que 66% de bullying occore na internet. Agora eu nao vou usar media social porque pessoas podem fazer bullying comigo.

  • dms46

    4 anos atrás

    Sua escrita me fez pensar em algumas pessoas que foram bullied na internet. Eh muito triste poqrue a internet pode fazer muitas coisas boas. Este eh importante porque pessoas preisam saber sobre esta coisa tao mal.

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Eu concordo.

  • giovanna de sena alpha

    4 anos atrás

    ''boa tarde joca,gostei muito da materia e concordo plenamente'',sou a giovanna bejo joca

  • Claudia dos Santos

    4 anos atrás

    Concordo.

  • Joubert Santos barbosa filho

    4 anos atrás

    Concordo plenamente

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido