países outros nomes 190
#pracegover: a imagem representa um mapa-múndi com aparência amarelada e antiga. Imagem: Getty Images

Brasil
Os indígenas, primeiros habitantes da área que hoje é o Brasil, chamavam o local de Pindorama, nome tupi que faz referência à grande quantidade de palmeiras existentes na região. Quando os portugueses chegaram, em 1500, começaram a dar uma série de nomes ao território, como Monte Pascoal, Ilha Vera Cruz, Nova Lusitânia, Terra Nova e Terra dos Papagaios. Brasil surgiu apenas em 1527, em referência ao pau-brasil, árvore nativa e exportada para diversos países para ser usada na fabricação de corantes.

Gana
Enquanto foi controlado pelo Reino Unido, o país era chamado de Costa do Ouro por ser uma região rica em materiais como ouro, gás natural e petróleo. O nome Gana veio em 1957, quando a nação conquistou a independência. O termo se refere a um império medieval que ficavam no oeste da ´Africa e tinha o mesmo nome.

Iraque
Por estar entre os rios Tigre e Eufrates, a área era chamada de Mesopotâmia — junção dos termos gregos meso, que significa entre, e potamos, que quer dizer rio. Ao longo dos anos, diversos povos passaram por lá, e a independência do Iraque foi conquistada apenas em 1932. O nome atual, no entanto, já vinha sendo usado pela população desde o século 6. Não existe um consenso sobre a sua origem. Alguns pesquisadores acreditam que signifique “país da água” por ser banhado por diversos rios, enquanto outros afirmam que é derivado da palavra raiz.

Irlanda
Escritores gregos e romanos chamavam esse território de Hibérnia, originário da palavra em latim hibernum. O termo quer dizer inverno e era usado em virtude das baixas temperaturas da região. Em 1937, quando a Constituição (conjunto de leis de um país) da Irlanda foi elaborada, a nação passou a se chamar Éire no idioma galês, falado por lá, e Ireland em inglês. Os dois provêm de Ériu, nome de uma das deusas da mitologia local.

Se existe a Nova Zelândia, qual era a Zelândia original?
O nome Nova Zelândia não foi dado à toa. A Oceania, continente onde o país está situado, foi localizada por navegadores da Holanda e da Zelândia (país que estava onde hoje se situa parte mais ocidental da Holanda), por volta
de 1640. Na época, a Oceania foi dividida em duas partes: Nova Zelândia e Nova Holanda (atualmente, Austrália).

Outros locais que levam o termo “nova” no nome também se referem a regiões que já existiam. É o caso de Nova York, nos Estados Unidos, uma homenagem ao condado inglês de Yorkshire. E das cidades brasileiras Nova Friburgo (RJ) e Novo Hamburgo (RS) — nomes dados por causa de Friburgo, na Suíça, e Hamburgo, na Alemanha, respectivamente.

Fontes: Britannica, Folha de S.Paulo, Fundação Cultural Palmares, IrishCentral, Superinteressante e Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido