Vladmir Putin, presidente da Rússia, foi quem comandou a cúpula. Foto: Kremlin/Fotos Públicas

Os presidentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reuniram em 17 de novembro em uma cúpula virtual. O encontro foi comandado por Vladmir Putin, presidente da Rússia.

Essas reuniões acontecem regularmente e fazem parte das ações Brics, união de países de economias em crescimento. A sigla é formada pela primeira letra do nome de cada membro: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (South Africa, em inglês). A intenção é que eles troquem experiências e se ajudem no processo de desenvolvimento.

Saiba quais foram alguns dos principais assuntos debatidos pelos líderes na última reunião:

Vacina contra a covid-19

Um dos principais pedidos de Putin foi que os outros países da reunião participassem da produção da vacina russa contra a covid-19. Ainda não foi definido como essa parceria funcionaria.

Xi Jinping, presidente da China, também tratou da pandemia em seu discurso e afirmou que considera a saúde uma das prioridades do país no momento. Ele também disse que, caso necessário, enviará a vacina chinesa quando for aprovada para os outros países do Brics.

Acordo de Paris

Outro destaque da reunião foi quando Jinping pediu que os outros países se comprometessem a participar do Acordo de Paris, pacto mundial para combater as mudanças climáticas.   

Novo Banco do Desenvolvimento

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) é um banco fundado pelo Brics que tem como objetivo fazer com que os países-membros cooperem financeiramente entre si. Em um comunicado sobre a reunião, os líderes defenderam que a instituição se expanda de modo gradual. Isso porque a ideia é que o banco tenha novos países-membros em breve.

Histórico do Brics

A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) começou de maneira informal em 2006, com reuniões de trabalho sobre a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em 2007, o Brasil assumiu a organização do encontro sobre a Assembleia Geral e, nessa ocasião, percebeu que o interesse em aprofundar o diálogo merecia a organização de uma reunião específica entre os representantes do então Bric (ainda sem a África do Sul).

A primeira reunião formal de líderes do Bric foi realizada em 18 de maio de 2008, em Ecaterimburgo, na Rússia. Desde 2009, os chefes de Estado e de governo dos Brics se encontram anualmente. Mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a reunião teve que acontecer virtualmente.

Fontes: Folha de S.Paulo, Folha de Vitória, Estadão, IstoÉ e UOL.

Enquete

Pelo o que você mais está esperando em 2021?

Comentários (1)

  • letier

    1 semana atrás

    Legal.Eu não sabia que existia esse BRICS.

Compartilhar por email