Reino Unido
Eventos esportivos foram autorizados a retornar a partir de 1º de junho — eles estavam suspensos desde março. Entre as primeiras competições autorizadas estavam as de sinuca e corrida de cavalos. O campeonato de futebol voltou em 17 de junho. Durante as disputas, jogadores e equipes técnicas devem seguir medidas de segurança. Torcedores não podem ir aos estádios para evitar aglomerações.

#pracegover: jusando uniforme cinza e azul em partida entre Manchester
City e Arsenal F. C. Ao fundo, arquibancadas do estádio vazias. Foto: Matt McNulty – Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Situação da pandemia: ao que tudo indica, a região já passou da fase de pico do novo coronavírus. Isso significa que o número de novos casos e mortes vem caindo nas últimas semanas.

Tanzânia
Com duas partidas em 13 de junho, tornou-se o primeiro país africano a retomar um campeonato de futebol. Todas as nações do continente, com exceção de Burundi, tiveram os torneios suspensos. Uma parcela dos torcedores (crianças e idosos excluídos) pode ir aos estádios, desde que use máscaras, passe pelo controle de temperatura e mantenha distanciamento. O campeonato tinha sido suspenso em março.

Situação da pandemia: há suspeita de que o país esteja escondendo dados. Os últimos números foram divulgados em 29 de abril, e o presidente, John Magufuli, afirma que a nação já não tem mais infectados. Especialistas de saúde do próprio país, no entanto, dizem que ainda há muitos doentes

Brasil
O Campeonato Carioca foi o primeiro torneio estadual a ser retomado. Após ficar suspensa por três meses, a competição voltou com uma partida entre Bangu e Flamengo, no Estádio do Maracanã, em 18 de junho. Todos os jogos serão realizados sem torcida e os estádios, higienizados antes.

#pracegover: jogador do Bangu, que usa uniforme branco com detalhes em vermelho e laranja, disputa a bola com atleta do Flamengo, de uniforme vermelho, preto e branco. Foto: Alexandre Vidal _ Flamengo

Polêmica: autoridades cariocas defendem a retomada da competição. Elas alegam, por exemplo, que a população já ficou muito tempo sem futebol e que medidas de segurança serão tomadas. Por outro lado, muitos especialistas em saúde se mostraram contrários. Eles afirmam que ainda não é seguro voltar, já que, nas últimas semanas, o Brasil tem apresentado crescimento de casos e mortes por covid-19 — diferentemente dos países europeus, entre outros, que só retomaram eventos esportivos quando os índices de infectados estavam em queda

Nova Zelândia
A nova temporada de rúgbi, um dos esportes mais populares do país, teve início em 13 de junho. Na primeira disputa, entre o Chiefs e o Highlanders, cerca de 20 mil torcedores marcaram presença no estádio Forsyth Barr.

#pracegover: uma mulher e um homem com uniformes azuis e verdes, touca e bandeiras nas mãos chegam para assistir a jogo da Super Rugby Aotearoa, em Auckland, na Nova Zelândia. Foto: Hannah Peters/Getty Images

Situação da pandemia: em 8 de junho, o diretor-geral de Saúde da Nova Zelândia, Ashley Bloomfield, anunciou que o país não tinha mais infectados. Por isso, as autoridades eliminaram quase todas as medidas de segurança e, assim, os torcedores voltaram aos estádios. A nação, porém, registrou dois casos em 16 de junho, após o retorno de duas pessoas de uma viagem ao Reino Unido.

Planos de retomada

NBA
Principal liga de basquete dos Estados Unidos, pretende retomar a temporada 2019/2020 em 31 de julho, depois de ser suspensa em março. Todos os jogos e treinamentos serão realizados no Walt Disney World Resort, na Flórida, que tem três arenas. Segundo o jornal The New
York Times, a ideia é que jogadores e membros das comissões técnicas não saiam do local, mais ou menos a mesma lógica de ficar em casa. A NBA também adotará protocolos de saúde, como testar regularmente todos que estiverem nas partidas.

Situação da pandemia nos EUA: houve redução no número de casos e mortes de modo geral no país, apesar de existir crescimento em alguns estados.

Liga dos Campeões da Europa
O torneio, paralisado em março, voltará em 7 de agosto. As medidas de segurança serão anunciadas nas próximas semanas. Todas as partidas serão disputadas em Lisboa, Portugal.

Situação da pandemia na Europa: muitos países, como Espanha e Itália, têm registrado queda no número de casos e mortes nas últimas semanas.

Campeonato Catarinense
Deve voltar em 8 de julho. Os jogos serão realizados sem torcida, e jogadores e membros das comissões técnicas deverão evitar cumprimentos. Assim como o Campeonato Carioca, o catarinense será retomado em meio a polêmicas entre os que são a favor do retorno e os que acreditam ser cedo para isso.

Fontes: BBC, CDC, Estadão, FFERJ, Folha de S. Paulo, NBA, New York Times, UEFA e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 152 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido