Representantes que assinaram a declaração durante a Cúpula de Segurança de IA. Crédito de imagem: Leon Neal/Getty Images/reprodução

Em 1º de novembro, 28 países (dentre eles, o Brasil) assinaram a Declaração de Bletchley, que visa promover o desenvolvimento seguro das tecnologias de fronteira da inteligência artificial (IA). O acordo foi publicado na abertura da primeira Cúpula de Segurança de IA, no Reino Unido.

Tecnologias de fronteira da inteligência artificial (IA): ferramentas de IA altamente capazes, mais imprevisíveis e com mais riscos de segurança.

A declaração determina que os países se comprometam a incentivar pesquisas científicas que estudem IAs, além de exigir das empresas do ramo maior transparência quanto ao funcionamento das ferramentas e testes de segurança. O acordo também prevê que os conhecimentos sobre a tecnologia sejam compartilhados entre as nações. Além do Brasil, assinaram o documento Estados Unidos, China, Índia e países da União Europeia. “Dada a rápida e incerta taxa de mudança da IA, e no contexto da aceleração do investimento em tecnologia, afirmamos que é especialmente urgente aprofundar a nossa compreensão desses riscos potenciais e das ações para enfrentá-los”, afirma parte da declaração.

“Esta é uma conquista histórica, que faz com que as maiores potências mundiais de IA concordem sobre a urgência por trás da compreensão dos riscos da IA ​​— ajudando a garantir o futuro a longo prazo dos nossos filhos e netos”,

declarou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Primeiro-ministro: chefe de um governo parlamentarista como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).

Países representados na Declaração de Bletchey

Austrália

Brasil

Canadá

Chile

China

França

Alemanha

Índia

Indonésia

Irlanda

Israel

Itália

Japão

Quênia

Arábia Saudita

Países Baixos

Nigéria

Filipinas

Coreia do Sul

Ruanda

Cingapura

Espanha

Suíça

Turquia

Ucrânia

Emirados Árabes Unidos

Reino Unido

Estados Unidos

Declaração de Bletchley: confira a versão em inglês do documento clicando aqui.

Fontes: Gov.uk, Reuters, Exame, Poder360 e Folha de S.Paulo.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Sofia Tanigawa Paz

    5 meses atrás

    De

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido