Um dos games mais famosos de todos os tempos, Pac-man completou 40 anos, no dia 22 de maio. O jogo, no qual um personagem redondo e amarelo “come” bolinhas e foge de fantasmas, virou um dos ícones dos anos 1980. Ao todo, cem mil cópias foram vendidas apenas no ano do lançamento e o bichinho amarelo virou um sucesso, tendo a imagem estampada em camisetas, lancheiras, pijamas, entre outros itens.

A história do Pac-man começou no Japão, quando o designer de jogos Toru Iwatani, de 24 anos, decidiu criar um game que não tivesse muita violência. Segundo ele, na época, a maioria dos fliperamas (máquinas com games) só tinha jogos sombrios. Então, o designer pensou em criar um jogo que envolvesse o ato de comer, daí a ideia de o personagem principal “comer” as bolinhas.

#pracegover: Pac-man amarelo aparece comendo docinhos cor-de-rosa. No fundo, o clássico caminho que ela faz pelo game, na cor azul. Imagem: reprodução

Segundo o historiador e curador da exposição A Arte dos Videogames, lançada, em 2002, pelo Museu de Arte Americana Smithsonian, o game Pac-man foi responsável por fazer com que pessoas de diferentes gerações passassem a frequentar salões com fliperamas, além de levar os designers de jogos da época a perceber que era possível criar um game de sucesso sem violência.

Inspirações

Pac-man: Iwatani estava comendo uma pizza em uma caixa e, ao retirar um dos pedaços, teve a ideia de fazer um bichinho com o mesmo formato de uma pizza com uma fatia a menos.

#pracegover: Iiustração mostra Toru comendo um pedaço de pizza e tendo a ideia de criar Pac-man. Imagem: Reprodução

Fantasmas: a aparência dos seres coloridos veio do mangá japonês Little Ghost Q-Taro e do desenho Gasparzinho, o Fantasminha Camarada.

#pracegover: capa do mangá Little Ghost Q-Taro, que mostra um menino e um fantasminha dentro de um balão. Um fantasma maior faz o balão voar. Imagem: reprodução

Fontes: CNN e The Guardian.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 151 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido