Os chefes de Estado presentes na Cúpula da Otan. Foto: Pool Moncloa/Borja Puig de la Bellacasa. Ifema, Madri 29.6.2022/Fotos Públicas

Durante a Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Madri, na Espanha, a entidade anunciou que convidou, formalmente, a Suécia e a Finlândia a se juntar ao grupo. O comunicado foi emitido em 29 de junho, enquanto representantes dos países-membros se reuniam para discutir temas como a segurança na Europa em meio à guerra na Ucrânia. 

No anúncio, os integrantes da Otan afirmaram que o ingresso das duas nações tornaria a aliança mais forte e traria segurança tanto para os membros do bloco quanto para a região como um todo. 

Finlândia e Suécia tinham pedido para ingressar na Otan em 18 de maio (relembre o episódio clicando aqui). Desde então, a entrada dos países estava sendo discutida pelos membros da aliança, mas a Turquia, um dos integrantes, era contra a participação deles no bloco – a adesão de um novo país só é possível se for aprovada por todas as 30 nações que compõem o grupo. 

Da esquerda para a direita: o presidente da Espanha, país que está sediando a cúpula, Pedro Sánchez; o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan; e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Foto: Pool Moncloa/Borja Puig de la Bellacasa. Ifema, Madri/Fotos Públicas

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, acusa os governos da Finlândia e da Suécia de dar asilo a cidadãos considerados terroristas pela Turquia. As duas nações negam. Em 28 de junho, no entanto, foi assinado um termo em que finlandeses e suecos se comprometeram a condenar o terrorismo e adotar medidas para ajudar nos esforços antiterroristas. Em troca, a Turquia apoiou o ingresso à Otan.

Em comunicado oficial, o vice-chanceler russo afirmou que a adesão desses dois países à organização é um fator desestabilizador para a Europa. 

Por que a decisão é considerada histórica?
Até então, a Suécia e a Finlândia sempre se mantinham neutras em conflitos. Agora, caso realmente entrem para o bloco, elas serão obrigadas a defender os outros membros do grupo se algum deles for atacado. 

Os dois países já tinham se mostrado contrários à invasão russa à Ucrânia. Com a possível adesão à Otan, eles poderão integrar um bloco que está em constante tensão com a Rússia – alguns membros, como os Estados Unidos, por exemplo, enviaram ajuda militar para a Ucrânia durante a guerra.

Fontes: CNN Brasil, Deutsche Welle e G1.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido