A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (grupo de profissionais da área), nos Estados Unidos, divulgou, no dia 8 de setembro, que novas regras vão ser adotadas para incentivar a diversidade entre os indicados ao Oscar de melhor filme. As medidas pretendem aumentar a participação de grupos pouco representados no mercado de filmes, como negros e latinos.

#pracegover: cena do filme Pantera Negra, em que os personagens Pantera Negra e Erik se encaram. Imagens: divulgação

Serão quatro novos critérios:

  • Ter membros de grupos pouco representados como personagens principais ou coadjuvantes (que têm importância na história, mesmo não sendo o principal), 30% do elenco composto por esses grupos ou história principal focada neles.
  • Ter um número mínimo (ainda não divulgado) de membros de grupos pouco representados em cargos de liderança, como diretor e produtor do filme, ou 30% da equipe geral formada por membros desses grupos.
  • Oferecer vagas de estágio (tipo de trabalho para estudantes) ou aprendizado para membros de grupos pouco representados.
  • Ter pessoas em cargos de liderança (nas equipes de marketing ou distribuição dos estúdios e produtoras de filmes) que façam parte dos grupos pouco representados.
sayonara-filme
#pracegover: cena do filme Sayonara, em que dois personagens (um homem branco e uma mulher oriental) se abraçam. Imagem: divulgação

A produção que cumprir dois pré-requisitos da lista poderá concorrer ao Oscar de melhor filme. A regra nova não vale para as demais categorias, como melhor animação ou melhor trilha sonora, e entra em vigor a partir da edição de 2024.

#pracegover: cena da animação Hair Love, em que a personagem olha para cima, observando seu cabelo. Imagem: divulgação

Fonte: El País, O Globo e site oficial do Oscar.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido