Em 1939, a editora norte-americana DC Comics lançava o Batman, um dos super-heróis mais famosos da história. Seus 80 anos estão sendo celebrados com eventos e ações pelo mundo, como a exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes, na cidade de São Paulo (saiba mais na página 8). A seguir, mergulhe na história desse personagem.

Como surgiu o Batman?
Em meio ao sucesso do Super-Homem, criado em 1938, o quadrinista Bob Kane teve a ideia de fazer um personagem parecido. Com a ajuda do roteirista Bill Finger, ele criou o Batman, um homem que leva uma vida comum durante o dia e luta contra o crime à noite. Ao todo, o Homem-Morcego acumula 59 filmes e mais de mil histórias em quadrinhos.

Em 1939, a editora norte-americana DC Comics lançava o Batman, um dos super-heróis mais famosos da história. Seus 80 anos estão sendo celebrados com eventos e ações pelo mundo, como a exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes, na cidade de São Paulo (saiba mais na página 8). A seguir, mergulhe na história desse personagem.

Batman e Robin no Batmóvel
#pracegover: Batman e Robin no Batmóvel em cena de série de TV da década de 1960. A foto é em preto e branco. Os dois estão dentro do carro, vestidos com seus uniformes. Foto: Getty Images.

Sinal do Batman no céu de São Paulo
Em 21 de setembro deste ano, o Bat-sinal pôde ser visto refletido em um prédio da avenida Paulista, na cidade de São Paulo. A iniciativa, que se repetiu em outros locais pelo mundo, como Melbourne (Austrália), Tóquio (Japão) e Berlim (Alemanha), marca mais uma das celebrações dos 80 anos do personagem.

Bruce Wayne = Batman
Batman é a identidade secreta de Bruce Wayne, um homem rico que resolveu dedicar a vida a combater o crime depois de perder os pais na infância.

Batman nas histórias em quadrinhos
29 histórias publicadas no aniversário do Batman
121 edições limitadas (com exemplares das HQs em quantidade limitada)
94 séries que não fazem parte de edições limitadas

Objetos
Bat-sinal: é o sinal que o comissário de polícia Gordon usa para entrar em contato com Batman quando há algum problema à vista.
Batmóvel: o famoso carro já teve vários estilos desde que surgiu em uma história em quadrinhos de 1941. Na versão do filme Batman vs Superman (2016), por exemplo, o veículo atinge 330 km/h (pouco menos do que uma Ferrari F8 Tributo 2020), tem blindagem especial e sistema de camuflagem.
Cinto de utilidades: nele, o herói guarda diversas ferramentas, como uma máscara que o protege de produtos tóxicos e um rastreador para localizar inimigos.

Batman no cinema
Além da linha do tempo abaixo, o super-herói aparece nos longas Batman vs Superman: a Origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2017) e em 51 filmes de animação.

1989 – Batman
1992 – Batman: O Retorno
1995 – Batman Eternamente
1997 – Batman e Robin
2005 – Batman Begins
2008 – Batman: O Cavaleiro das Trevas
2012 – Batman: O Cavaleiros das Trevas Ressurge

A evolução do uniforme do Batman

1939: na primeira vez em que o herói apareceu, ele usava o uniforme com luvas roxas e uma máscara com nariz

batman-dc-comics-edicao-138
#pracegover: página de história em quadrinhos mostra o Batman usando o uniforme com as luvas rochas. Imagem: divulgação.

1960: o símbolo de morcego da roupa do Batman passou a ser de ouro.

batman-dc-comics2-edicao-138
#pracegover: capa de histórias em quadrinhos mostra o Batman com uniforme em tons de azul, preto, cinza e amarelo – este representando o ouro no símbolo de morcego. Imagem: divulgação.

1987: apesar de o herói já ter usado o uniforme cinza e preto, foi nessa época que ele ficou definitivamente com essas cores (antes, o uniforme era azul na maioria dos quadrinhos).

batman-dc-comics3-edicao-138
#pracegover: capa de história em quadrinhos mostra o Batman em seu uniforme cinza e preto. Ele está posição de corrida. Imagem: divulgação.

2005: no filme Batman Begins, o personagem ganha uma versão mais sombria, com roupa inteira preta, cinto dourado e máscara que cobre quase seu rosto inteiro.

batman-warner-bros-edicao-138
#pracegover: cena do filme Batman Begins mostra o Batman em seu uniforme preto. Ele caminha por uma ambiente iluminado por uma luz amarela. Imagem: divulgação.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido