Pessoas que têm deficiência auditiva estão tendo a chance de “ouvir” a “Quinta Sinfonia” de Beethoven graças a uma série de ações realizadas pela Orquestra Danubia de Budapeste, da Hungria. Os interessados, de crianças a idosos, “escutam” a melodia de três formas: sentando-se perto dos músicos e colocando as mãos nos instrumentos para sentir a vibração; segurando balões que transmitem a vibração dos sons; e usando aparelhos auditivos especiais, que amplificam o som, entregues ao público por funcionários da orquestra.

“Quando sentei perto do músico que tocou o baixo hoje, comecei a chorar”, disse à Reuters Zsuzsan- na Foldi, de 67 anos, que começou a perder a audição aos 8 meses, por causa de uma meningite (doença em que as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal ficam inflamadas).

Segundo Máté Hámori, maestro da orquestra, o objetivo é levar música à vida de quem não tem acesso a ela e chamar a atenção para as necessidades das pessoas com deficiência auditiva.

Quem foi Beethoven?
Considerado um dos maiores gênios da história da música clássica, Ludwig van Beethoven foi um compositor alemão que viveu entre 1770 e 1827. Alguns dos trabalhos mais famosos dele são a “Quinta Sinfonia”, “Für Elise” e a “Nona Sinfonia”. Ao longo da vida, o músico foi perdendo a audição, mas não parou de trabalhar: sentava-se ao piano e sentia a vibração das notas para compor as músicas. A “Quinta Sinfonia”, por exemplo, foi feita quando ele já estava com problemas auditivos.

 

Fontes: Reuters, Folha de S.Paulo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 144 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido